Em artigo, docente de Urupema publica artigo sobre ser professor em tempos de pandemia

CÂMPUS URUPEMA Data de Publicação: 10 fev 2022 23:31 Data de Atualização: 10 fev 2022 23:35

Na última edição da revista científica "A Bioquímica como ela é" a docente do Câmpus Urupema do IFSC Mariana de Vasconcellos Dullius publicou um artigo intitulado "Professor em tempos de pandemia". Nele, Mariana narra os desafios impostos pelas restrições impostas pela Covid-19, em especial na relação aluno-professor e na própria maneira do fazer docente.

"É um tema sensível, e eu trouxe à tona a nossa realidade de câmpus, com uma experiência pessoal que vivi e sobre a qual dei meu parecer", conta. No artigo a professora conta as particularidades do Câmpus Urupema e como foi adaptar os conhecimentos ao contexto do local. No texto, a professora coloca um enfoque especial nos cursos de Educação Profissional de Jovens e Adultos (Proeja), em especial na capacidade de alunos e alunas se tornarem professores.

"Mulheres jovens e adultas que, depois de terem constituído família e de terem buscado formas de contribuírem, se não com renda, pelo menos com trabalho e com responsabilidades assumidas no lar, retornaram para concluir o Ensino Fundamental e/ou Médio. Já enfrentavam uma série de desafios, entre os quais, conciliar a multitude de tarefas (domésticas, laborais e escolares) somadas; agarrasse com forças as suas escolhas, e, por quantas vezes, até mesmo com pouco ou nenhum apoio de seus familiares e; apesar de que, possivelmente, não tenham ciência de que já tenham perdido muitas janelas de oportunidades, acreditar no processo de ensino e aprendizagem assumido como compromisso entre elas e seus professores dentro da instituição em que frequentam", descreve.

Desde agosto de 2021, Mariana integra o corpo editorial da publicação. Para acessar o artigo completo, clique aqui.

CÂMPUS URUPEMA EXTENSÃO PESQUISA NEWS