Projeto de extensão faz releitura de clipe de sucesso para promover língua e cultura espanholas

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 18 fev 2022 16:24 Data de Atualização: 18 fev 2022 20:44

“Brasil ya esta en camino. El mundo se esta sumando a la fiesta de los latinos”. O trecho da música La Gozadera soou como convite aos integrantes do projeto de extensão "Por las venas abiertas de Latino América: língua, cultura e movimento”, do Câmpus Canoinhas, que fizeram sua própria versão do clipe da dupla cubana Gente de Zona.

“La gozadera” é um termo espanhol que significa "bom momento" ou "festa" e, não à toa, foi a música oficial da Copa América 2021 e a inspiração para o produto final do projeto de extensão, a fim de promover a língua e a cultura espanholas. “A música e o clipe trazem em sua composição espaços urbanos e a pluralidade dos sujeitos que constituem a América Latina”, explica a professora de espanhol do IFSC e coordenadora do projeto, Luciana Vargas Ronsani.

A versão final do clipe está disponível no YouTube.

Conheça o projeto

A produção audiovisual contou com gravação de um cover da música pelas alunas Bethania Schimidt e Lorena Birkner; customização de camisetas dos países que constituem a América Latina; participação do grupo de dança IFrequência, coreografado pela egressa Liliane Matzuawa; e locação em vários pontos de Canoinhas, com a presença de integrantes do projeto de extensão e voluntários externos. A primeira apresentação pública da coreografia foi na 3ª Mostra Comentada de Dança Escolar de Canoinhas, em dezembro.

“Foi a primeira vez que fiz algo assim, e foi muito interessante porque conseguimos fazer com o que tínhamos disponível na nossa cidade e ver que o resultado saiu como esperado. Os momentos da gravação foram incríveis”, comenta a aluna do curso técnico integrado em Alimentos e uma das bolsistas do projeto, Julia Mirela Engel Raabe, de 17 anos. “O aprendizado também foi grande. Porque, mesmo que pareça difícil, com as pessoas certas e organização, pode-se fazer um projeto maravilhoso.”

Além da produção do clipe, o projeto de extensão "Por las venas abiertas de Latino América” ofertou um curso on-line e gratuito sobre “América Latina: língua, cultura e movimento”, para estudantes concluintes do ensino fundamental (9º ano) e ensino médio (3ºano), com a participação de inscritos da comunidade regional, do estado e também de São Paulo e Minas Gerais.

As aulas práticas trabalharam questões linguísticas, gastronômicas, artísticas e culturais que constituem os países latino-americanos e a análise do livro Las venas abiertas de America Latina, do escritor e jornalista uruguaio Eduardo Galeano.

CÂMPUS CANOINHAS EXTENSÃO NEWS