Professor do IFSC lança livro que explica como a astronomia está presente no nosso cotidiano

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 18 fev 2022 18:06 Data de Atualização: 18 fev 2022 18:20

Como corpos celestes distantes milhões de quilômetros da Terra podem influenciar nosso cotidiano? Para tratar deste tema, o professor Marcelo Girardi Schappo, que leciona física no Câmpus São José do IFSC, lançou o livro Astronomia: os astros, a ciência, a vida cotidiana. A obra tem caráter de divulgação científica para o público em geral, sejam pessoas interessadas em ciência e astronomia ou para professores e estudantes trabalharem temas astronômicos em sala de aula.

Marcelo coordena desde 2014 o projeto de extensão "Astro&Física", do Câmpus São José, que leva a escolas e outros ambientes palestras de física geral, física moderna e astronomia. Também organiza observações astronômicas em locais abertos ao público e frequentemente concede entrevistas à imprensa para explicar curiosidades sobre eventos astronômicos e fenômenos físicos. Foi a partir dessas experiências que ele selecionou os temas que trata em Astronomia, buscando uma linguagem simples e acessível.

“Isso foi interessante porque esses temas mais solicitados também são aqueles que podemos observar no nosso dia a dia: a astronomia está mais próxima de nós do que imaginamos”, comenta o professor. No livro, ele aborda, entre outros assuntos, a relação entre astronomia e calendário, as fases da Lua, as marés, as auroras boreal e austral, os eclipses do sol e da lua e as características das estrelas e das constelações.

Astronomia mostra as influências reais, comprovadas cientificamente, dos astros sobre a Terra, como: a ocorrência do dia e da noite - que é consequência da rotação terrestre e da iluminação solar -, as estações do ano, as auroras, os meteoros e as marés. “Esses eventos são até bem conhecidos - o que é pouco conhecido é as pessoas conseguirem perceber que a origem deles é mesmo astronômica”, destaca o professor.

No site da editora que lançou o livro, há um link para leitura gratuita da apresentação do primeiro capítulo da obra, que trata sobre a relação entre a astronomia e a medição do tempo. Por meio dele, é possível saber, por exemplo, que um segundo é definido como o intervalo de tempo em que ocorrem 9.192.631.770 oscilações de uma onda eletromagnética específica emitida pelo átomo de césio-133. Essas e mais informações sobre o livro podem ser obtidas com o professor Marcelo Schappo pelo e-mail marcelo.schappo@ifsc.edu.br.

INSTITUCIONAL CÂMPUS SÃO JOSÉ