O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Estudante desenvolve aplicativo para celular que simula uso de equipamento CNC

ENSINO Data de Publicação: 22 fev 2022 17:44 Data de Atualização: 23 fev 2022 19:23

O estudante do técnico integrado em Mecânica do Câmpus Itajaí Kauan Lima dos Santos desenvolveu um aplicativo para celulares que permite simular a utilização de um equipamento CNC, que é uma máquina que pode ser programada e operada por meio de comando numérico e que pode ser usada como um torno ou uma fresadora. A ideia para o aplicativo surgiu a partir de uma dificuldade encontrada por muitos estudantes para utilizar o software do simulador para computadores. “Com as aulas sendo realizadas por Atividades Não Presenciais (ANPs), nós tínhamos que fazer a simulação do uso do CNC por um software que roda em computadores e nem todos os estudantes tinham um para fazer os testes. O que acontecia é que muitos faziam os cálculos e, na hora de usar o simulador, mandavam as informações para outros colegas que conseguiam usar o sistema para que eles fizessem a simulação. Por isso, comecei a pensar em um aplicativo que pudesse rodar em celulares.”

A partir das aulas da unidade curricular de “Processos de fabricação 3”, ministradas pelo professor Sérgio Sanches, Kauan começou a estudar o software que permite simular o equipamento de CNC. Ele usou o programa Scratch para desenvolver o aplicativo, que chamou de CNC-K1, e depois converteu o arquivo para html. “O arquivo pode ser executado em navegadores, pelo celular ou mesmo compartilhado pelo whatsapp. Eu fiz também algumas adaptações no sistema para pensar em formas de disponibilizar as informações em um formato maior para facilitar o uso pelo celular e permitir que o usuário consiga usar o sistema com o touch screen e não com o cursor como é feito no computador.”    

O estudante explica que a proposta é disponibilizar o arquivo para que mais estudantes possam se beneficiar com o uso. “Eu só acabei de desenvolver o aplicativo no final do semestre e por isso os meus colegas não conseguiram utilizá-lo. Mas já fizemos vários testes e ele está pronto para o uso. A proposta é que esse trabalho não fique na gaveta e que possa auxiliar outros estudantes.” 

A linguagem base aplicada no CNC-K1 já existe no mercado há mais de três décadas e a inovação feita pelo estudante se dá em transformá-la para uso em outros dispositivos. “Nós iremos procurar a  empresa detentora da licença do software para autorização ou parceria para disponibilizar o aplicativo e torná-lo livre para plataformas digitais", explica o estudante. 

Kaun está se formando no curso técnico em Mecânica e quer continuar atuando nessa área. “Eu gosto muito de informática e de programação e pretendo unir essas áreas com a mecânica e fazer um curso superior na área de mecatrônica na rede federal de ensino.”
 

ENSINO CÂMPUS ITAJAÍ INOVAÇÃO

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.