Câmpus SLO pesquisa permanência e êxito escolar de jovens e adultos

CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE Data de Publicação: 24 fev 2022 13:59 Data de Atualização: 14 mar 2022 17:26

Um projeto de pesquisa que visa conhecer os motivos que levam à evasão escolar na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), elaborado por servidores do Câmpus São Lourenço do Oeste do IFSC, foi aprovado e deve ser executado ao longo do primeiro semestre de 2022.

As pesquisas ocorrem junto a estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos de São Lourenço do Oeste, parceiro do IFSC na oferta do curso de Assistente de Controle de Qualidade Integrado ao Ensino Médio.

Intitulado “A permanência e êxito na educação escolar de jovens e adultos sob a perspectiva de teorias da motivação: um estudo de caso no município de São Lourenço do Oeste”, o projeto, aprovado por meio do Edital nº 09/2021/PROEN/PROPPI – EJA-EPT, irá investigar os fatores que contribuem para que uma parcela dos estudantes dessa modalidade de educação não conclua seus estudos no âmbito da EJA. Este edital está vinculado ao eixo "Pesquisa e Inovação" do Projeto EJA-EPT, que está sendo desenvolvido pela Diretoria de Ensino (Diren) do IFSC.

Em São Lourenço do Oeste, a coordenação do projeto é do professor Luiz Vicari com apoio da equipe composta pela professora Marina Geremia e a pedagoga Daiane Kunzler. Eles destacam que, embora a EJA apresente-se como uma possibilidade de garantir o acesso à educação de um público que não completou ou que não pôde cursar a educação formal na idade indicada, os índices de evasão nessa modalidade de educação se constituem como um problema que deve ser analisado. Por isso, o projeto espera que as conclusões feitas após as investigações sirvam como um norte para tornar essa modalidade de educação mais atraente e integrada à formação técnica e à realidade do município.

CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE PESQUISA NEWS