Nota oficial: IFSC mantém o uso de máscaras na instituição

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 14 mar 2022 14:06 Data de Atualização: 19 jul 2022 11:44

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais em todas as dependências da instituição, conforme prevê a sua Política de Segurança Sanitária (PSS) e considerando sua autonomia administrativa enquanto autarquia federal. A gestão do IFSC definiu pela manutenção dessa medida de segurança sanitária mesmo em face do Decreto n. 1.794 do Governo de Santa Catarina, publicado no último sábado, que torna o uso de máscaras não obrigatório, mas recomendado no Estado.

Além disso, a PSS prevê que eventos do IFSC, ainda que realizados fora da instituição, também precisam observar os protocolos de segurança sanitária.

Conforme explicitado na PSS, o acesso às dependências do IFSC só será permitido com uso de máscara, devendo-se manter o seu uso contínuo enquanto estiver na instituição. Todas as pessoas que circulam nesses espaços devem utilizar máscaras de forma correta, podendo retirá-las apenas para se alimentar.

A gestão do IFSC entende que o uso de máscara facial garante maior segurança para o ambiente de estudo e trabalho, considerando a quantidade de pessoas que irão circular nas dependências da instituição com o próprio avanço de fases da PSS, que permite o retorno integral das atividades de forma presencial. Além disso, conforme a última matriz de risco potencial divulgada pelo Governo de Santa Catarina, oito regiões do estado seguem em nível de risco alto, o que mostra a necessidade de manter as normas de segurança para proteção de todos.

Como instituição de educação, ciência e tecnologia, destacamos os estudos científicos que comprovam a eficácia da utilização de máscaras para reduzir a proliferação da doença.

Por meio do seu Comitê Técnico-Científico (CTC), o IFSC segue acompanhando o contexto epidemiológico do estado, considerando que a instituição tem câmpus em 20 cidades de Santa Catarina. Por mais que os indicadores da pandemia demonstrem uma melhora significativa no cenário de transmissão do novo coronavírus e de óbitos por Covid-19 graças ao avanço da vacinação, o IFSC acredita ser mais prudente manter ainda o uso de máscaras como uma medida fundamental até para garantir um retorno mais seguro dos nossos estudantes e servidores.

O Conselho Superior do IFSC já deliberou também pela exigência de comprovante de vacinação contra a Covid-19 para alunos e servidores.

INSTITUCIONAL NEWS