Clube da Física realiza observação astronômica no Câmpus Chapecó

ENSINO Data de Publicação: 06 abr 2018 15:09 Data de Atualização: 06 abr 2018 15:13
O Câmpus Chapecó realizou, no final de março, a primeira noite de observação astronômica. A atividade iniciou com uma palestra com instruções sobre o que os observadores iriam ver no céu ao olhar por um telescópio e ainda sobre a observação específica de algumas constelações.

Para realizar a atividade, o Clude de Física do câmpus contou com a parceria de integrantes do Grupo de estudos em Astronomia "Apontador de Estrelas", da Unversidade Estadual de Santa Catarina (Udesc). Este grupo é organizado pelo professor Daniel Raimann, que constantemente promove palestras sobre astronomia e observações do céu com telescópios.

A atividade faz parte do calendário de eventos propostos pelo Clube da Física do IFSC com o intuito de incentivar o estudo da Física e da Astronomia. O projeto é uma forma de organizar a escola e os alunos para a realização das olimpíadas da área, que já são consolidadas no Brasil. Novas observações devem ocorrer uma vez por mês no Câmpus Chapecó. A atividade será divulgada pelos membros do clube.

Os encontros do Clube da Física são realizados semanalmente desde o início de 2017. São momentos de aprendizagem que reúnem professores e alunos com o objetivo de difundir conhecimentos, aprofundar temas relativos à ciência e à tecnologia, orientar e organizar os estudantes para o estudo e a participação em olimpíadas científicas.

O professor de Física do Câmpus Chapecó Alencar Migliavacca conta que a interação em um horário adicional e alternativo permite melhor compreensão dos processos produtivos, fenômenos físicos e produtos tecnológicos.
“Percebe-se que a participação dos estudantes no Clube da Física melhora o rendimento em sala de aula e eleva o nível de concentração e comprometimento com os estudos. Os encontros também promovem momentos de troca e construção do conhecimento com melhor desenvolvimento cognitivo e destreza na aplicação cotidiana da Física", afirma Alencar.

Interessados em participar do Clube de Física podem entrar em contato com o professor Alencar Migliavacca.
ENSINO CÂMPUS CHAPECÓ