Intercambistas participam de grupo de pesquisa sobre motricidade em Portugal

ENSINO Data de Publicação: 24 abr 2018 08:45 Data de Atualização: 24 abr 2018 08:58

Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio e estudar em outro país? Os estudantes Arthur Narloch Sacchelli e Samara Retzlaff passaram do sonho à realidade ao participarem do Programa de Intercâmbio Internacional para Estudantes do IFSC (Propicie). Atualmente, os alunos do Ensino Médio Técnico do Câmpus Joinville estão em Porto, Portugal, onde participam de um grupo de pesquisa sobre Motricidade e Atividade Humana, no Instituto Politécnico do Porto (IPP). "É uma oportunidade pra vida", comemoram.

Morando em lugares diferentes e com tarefas distintas no projeto, os dois quase não se veem. "É um projeto contínuo, em que cada pesquisador contribuiu com o que o outro já deixou pronto anteriormente", explicam. Aluna de Mecânica, Samara estuda os relatórios e protótipos de alunos que realizaram o projeto nos anos anteriores, como de Matheus Soppa Geremias, também aluno do Câmpus Joinville, que participou do projeto no semestre passado.

Estudante de Eletroeletrônica, Arthur está na parte prática do projeto desde o início. "Fazia algum tempo que ninguém de eletrônica vinha pra cá, então estava meio estagnado", comenta o intercambista, que aproveita para exercitar o conhecimento adquirido em sala de aula, ainda mais que é da área que escolheu pra vida.

Apaixonada pela área de saúde, Samara já aproveita para conhecer outras vertentes, a fim de se decidir sobre que carreira seguir na universidade. "É bom poder construir algo, mas o melhor é o conhecimento que estou adquirindo. A experiência vai me ajudar a decidir se vou para as engenharias ou para a área de saúde."

O projeto Motricidade e Atividade Humana prevê a construção de uma plataforma que simula uma torção de tornozelo para avaliar os músculos. "O simulador tem o objetivo de ajudar a detectar qual a chance das pessoas terem lesão por entorse no futuro", explicam os intercambistas que, em maio, entram na reta final de sua participação nas pesquisas.

Em Porto, os alunos do Câmpus Joinville também estão aproveitando a oportunidade para conhecer melhor a cidade, a história e cultura do país, além de fazer amizades com intercambistas de outros países. "É muito interessante, porque Porto é um polo universitário. Tem gente de todo mundo", conta Arthur. "Estou adorando tudo, especialmente a parte histórica, as construções antigas. Porto é linda", comenta Samara.

O intercâmbio

Arthur e Samara participam da 13a edição do Propicie, que selecionou 32 alunos de cursos técnicos e superiores para pesquisas científicas e desenvolvimento tecnológico em instituições de ensino no exterior. Os intercambistas recebem auxílio financeiro mensal, além do valor recebido para a aquisição das passagens.

Para conhecer as oportunidades de intercâmbio que o IFSC oferece e como se preparar para os programas, acesse a área de Intercâmbio Estudantil. O edital da próxima edição do Propicie deve ser lançado em maio.

Outra forma de conhecer mais sobre as oportunidades de intercâmbio no IFSC é acessar o Blog dos Intercambistas, lançado pela Assessoria de Assuntos Estratégicos e Internacionais (Assint). O objetivo é publicar semanalmente relatos dos alunos sobre suas percepções e vivências em outras instituições.

Há ainda o programa Pelo Mundo, em que a IFSCTV apresenta a experiência de intercambistas do IFSC, e o perfil do IFSC no Instagram (@ifsc), onde é possível acompanhar a série #ifscpelomundo em que, semanalmente, são publicadas fotos de intercambistas.

ENSINO CÂMPUS JOINVILLE