Projeto promove pausas para a leitura no Câmpus Gaspar

CÂMPUS GASPAR Data de Publicação: 25 abr 2018 16:37 Data de Atualização: 25 abr 2018 16:45
Durante cinco semanas nos meses de março e abril, as aulas dos cursos técnicos integrados do Câmpus Gaspar, que aconteciam logo após o intervalo, tinham uma pausa de 15 minutos. Eram momentos de silêncio, em que todos os alunos paravam suas atividades para ler livros que eles mesmos traziam ou textos que eram indicados pelos professores. A ação faz parte do "Projeto 15 minutos: fortalecer a formação humana com mais leitura", coordenado pela professora Giane de Carvalho. " A avaliação que eu faço é bastante positiva, a leitura amplia o vocabulário, a escrita, facilita a comunicação e desperta o senso crítico. A proposta é que a atividade crie um hábito entre os alunos."

Além de incentivar a leitura, as pausas também serviam como um momento para os alunos se concentrarem."A gente observa que os alunos estão gostando da atividade. Quando termina os 15 minutos, muitos querem continuar lendo. É uma proposta muito boa que deveria ser replicada outras vezes", avalia o professor Watson Beck Júnior.

Douglas Moreira, do curso técnico integrado em Química, aproveitou os minutos da pausa para ler "O Príncipe" de Maquiavel. " Eu queria me aprofundar nos conhecimentos sobre filosofia política e aprimorar meu senso crítico, entender as diversas formas de governo e de controle do Estado. Para mim, ler alivia o estresse, eu fico mais calmo e focado. Eu acho que este projeto deveria se repetir ou melhor ser permanente."

A aluna do curso técnico integrado em Química Isadora Foletto também aproveitou o momento para ler clássicos. "Eu em algumas das pausas li Lucíola do José de Alencar que é um livro que estamos trabalhando na aula de Português. Nesta última pausa, li um livro que a professora me emprestou "Calibã e a bruxa" de Silvia Federici que fala sobre o surgimento do capitalismo."
CÂMPUS GASPAR ENSINO