O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Encceja 2018 bate recorde de inscrições

CÂMPUS ARARANGUÁ Data de Publicação: 02 mai 2018 11:15 Data de Atualização: 27 ago 2019 16:32

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) contará com mais candidatos em 2018. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação, divulgou segunda-feira (30) o registro de 1.695.607 inscrições. Desse montante, 356.326 desejam obter o certificado de conclusão do ensino fundamental e 1.339.281, do ensino médio. O IFSC é uma das instituições certificadoras.

O Encceja Nacional 2017, que marcou o retorno da certificação do ensino médio para o exame, teve 1.575.561 inscritos, 7,08% a menos que em 2018. O exame pode ser feito por jovens e adultos com idade mínima de 18 anos completos no dia da realização das provas; que não tenham concluído ainda o Ensino Médio. As provas deste ano serão aplicadas em 5 de agosto. Este ano, o Encceja Nacional abrange 592 municípios, 28 a mais que em 2017.

Os participantes que almejam a certificação do ensino médio também poderão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, cujas inscrições custam R$ 82 e estarão abertas de 7 a 18 de maio. Isso será possível porque o Inep divulgará os resultados do Encceja 2018 a partir de outubro. Quem conseguir o certificado de conclusão do ensino médio e fizer o Enem poderá concorrer às vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni), em 2019.

O participante inscrito no Encceja 2018 que desejar atendimento pelo nome social pode fazer a solicitação até 23h59 de sexta-feira, 4 de maio, pela página do participante, no Portal do Inep. A oportunidade de atendimento por nome social para participantes travestis ou transexuais faz parte da política de inclusão e acessibilidade do Inep, que contempla, ainda, os atendimentos específico e especializado em suas avaliações e exames. Para uso do nome social, o participante deve ter documentos que comprovem a condição que motiva a solicitação dessa categoria de atendimento.

Estudos

Os cadernos de questões de todas as áreas do conhecimento aplicados no Encceja 2017 estão disponíveis no Portal do Inep, juntamente com os gabaritos, o que permite conhecer o formato e o nível de dificuldade das provas. O Encceja tem quatro provas objetivas, com 30 questões cada, e uma redação.

Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e que obtiver pelo menos cinco pontos, adicionalmente, na redação, no caso de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física, no ensino fundamental; e de linguagens e códigos e suas tecnologias, no ensino médio.

O Inep também oferece um material de estudo, composto por volume introdutório e oito volumes de orientações aos estudantes (quatro para o ensino fundamental e quatro para o ensino médio). Há ainda quatro volumes de orientações aos professores, com dicas para preparação de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Exterior e PPL

Além do Encceja Nacional, o Inep aplicará o Encceja Exterior, em 16 de setembro, para brasileiros que vivem em outros países. Também serão realizadas edições para pessoas privadas de liberdade (PPL) – no Brasil, em 18 e 19 de setembro; no exterior, entre 17 e 21 de setembro. Os editais dessas aplicações serão publicados em maio.

 

CÂMPUS ARARANGUÁ CÂMPUS CAÇADOR CÂMPUS CRICIÚMA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS CÂMPUS CANOINHAS CÂMPUS CHAPECÓ CÂMPUS GASPAR CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE CÂMPUS GAROPABA GOVERNO FEDERAL CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO CÂMPUS ITAJAÍ CÂMPUS LAGES CÂMPUS JOINVILLE CÂMPUS SÃO CARLOS CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE CÂMPUS SÃO JOSÉ CÂMPUS TUBARÃO CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE CÂMPUS XANXERÊ CÂMPUS URUPEMA

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.