Encceja 2018 bate recorde de inscrições

CÂMPUS ARARANGUÁ Data de Publicação: 02 mai 2018 11:15 Data de Atualização: 27 ago 2019 16:32

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) contará com mais candidatos em 2018. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação, divulgou segunda-feira (30) o registro de 1.695.607 inscrições. Desse montante, 356.326 desejam obter o certificado de conclusão do ensino fundamental e 1.339.281, do ensino médio. O IFSC é uma das instituições certificadoras.

O Encceja Nacional 2017, que marcou o retorno da certificação do ensino médio para o exame, teve 1.575.561 inscritos, 7,08% a menos que em 2018. O exame pode ser feito por jovens e adultos com idade mínima de 18 anos completos no dia da realização das provas; que não tenham concluído ainda o Ensino Médio. As provas deste ano serão aplicadas em 5 de agosto. Este ano, o Encceja Nacional abrange 592 municípios, 28 a mais que em 2017.

Os participantes que almejam a certificação do ensino médio também poderão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, cujas inscrições custam R$ 82 e estarão abertas de 7 a 18 de maio. Isso será possível porque o Inep divulgará os resultados do Encceja 2018 a partir de outubro. Quem conseguir o certificado de conclusão do ensino médio e fizer o Enem poderá concorrer às vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni), em 2019.

O participante inscrito no Encceja 2018 que desejar atendimento pelo nome social pode fazer a solicitação até 23h59 de sexta-feira, 4 de maio, pela página do participante, no Portal do Inep. A oportunidade de atendimento por nome social para participantes travestis ou transexuais faz parte da política de inclusão e acessibilidade do Inep, que contempla, ainda, os atendimentos específico e especializado em suas avaliações e exames. Para uso do nome social, o participante deve ter documentos que comprovem a condição que motiva a solicitação dessa categoria de atendimento.

Estudos

Os cadernos de questões de todas as áreas do conhecimento aplicados no Encceja 2017 estão disponíveis no Portal do Inep, juntamente com os gabaritos, o que permite conhecer o formato e o nível de dificuldade das provas. O Encceja tem quatro provas objetivas, com 30 questões cada, e uma redação.

Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e que obtiver pelo menos cinco pontos, adicionalmente, na redação, no caso de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física, no ensino fundamental; e de linguagens e códigos e suas tecnologias, no ensino médio.

O Inep também oferece um material de estudo, composto por volume introdutório e oito volumes de orientações aos estudantes (quatro para o ensino fundamental e quatro para o ensino médio). Há ainda quatro volumes de orientações aos professores, com dicas para preparação de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Exterior e PPL

Além do Encceja Nacional, o Inep aplicará o Encceja Exterior, em 16 de setembro, para brasileiros que vivem em outros países. Também serão realizadas edições para pessoas privadas de liberdade (PPL) – no Brasil, em 18 e 19 de setembro; no exterior, entre 17 e 21 de setembro. Os editais dessas aplicações serão publicados em maio.