Técnicos em Enfermagem comemoram aprovação em cargos públicos

ENSINO Data de Publicação: 10 mai 2018 15:26 Data de Atualização: 10 mai 2018 15:36
Terminar o curso técnico e já trabalhar na área. Para quem faz o técnico em Enfermagem, este é um objetivo plausível, especialmente porque o aumento da expectativa de vida e da preocupação com a saúde e bem-estar fez aumentar também a procura por serviços de saúde e, consequentemente, por profissionais qualificados. Que o diga e comemore a última turma de técnicos em enfermagem formada pelo Câmpus Joinville. No total, dez alunos foram aprovados em processos seletivos públicos antes do término do curso e, na formatura, em fevereiro, já estavam trabalhando.

Os novos técnicos em enfermagem Acácia Brino, André Henrique de Marafigo, Grasiella da Silva, Regina Gutierrez, Suely de Borba, Patrick Alexander Etchart, Suzane Witt, Engelberto Fock, Jemerson Martins Moreira e Vanusa Laneiro de Lima assumiram vagas em processos seletivos da Secretaria de Estado da Saúde e de secretarias municipais de saúde e de educação de Joinville e da região.

Acácia e Grasiella são colegas de trabalho no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, hospital público administrado pelo Governo do Estado. Elas começaram a trabalhar no dia 11 de dezembro, junto com o encerramento do curso. "Jamais esperava sair do curso empregada", afirma Grasiella, de 35 anos. "É maravilhoso. Trabalho por amor. E, cada vez mais, tenho certeza que fiz a escolha certa", comemora. "Tenho muito a agradecer ao IFSC e a meus amados professores e colegas de sala", completa.

Aos 56 anos, Acácia encara a aprovação no processo seletivo como prêmio pela sua decisão de voltar a estudar, ainda mais em uma área diferente dos trabalhos administrativos que desempenhava antes de ingressar no IFSC. "Nesta idade, as chances de ser chamada pela iniciativa privada são muito pequenas", comenta a técnica em enfermagem.

É importante lembrar que a formação técnica na área de Enfermagem oferece inúmeras possibilidades de ingresso no mundo do trabalho, já que o profissional pode atuar em hospitais, clínicas, ambulatórios, programas de saúde pública e escolas.

Conforme o Guia de Cursos do IFSC, o técnico em Enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença; colabora com o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias; promove ações de orientação e preparo do paciente para exames; realiza cuidados de enfermagem, tais como curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais, dentre outros; e presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos.

As inscrições para o curso técnico em Enfermagem abrem no dia 11 de junho e seguem até 3 de julho, pela internet, no Portal do IFSC. É necessário ter o Ensino Médio completo. A seleção é por sorteio.
ENSINO CÂMPUS JOINVILLE