Ferinhas da Matemática: alunos são premiados em olimpíada nacional

ENSINO Data de Publicação: 11 mai 2018 08:36 Data de Atualização: 11 mai 2018 08:55
Três alunos do Câmpus Xanxerê foram premiados na Olimpíada Canguru de Matemática de 2018. A prova é realizada todos os anos, no mês de março. Neste ano, mais de 2 mil escolas e quase 330 mil alunos participaram da competição no Brasil. Em todo o mundo, mais de 80 países se inscreveram.

Os alunos do câmpus participaram do Nível J (1º e 2º anos do Técnico Integrado) e estudam no Ensino Médio Técnico oferecido gratuitamente pelo IFSC em Xanxerê. Uma medalha de prata foi conquistada pelo aluno Felipe Lorenzzon; uma medalha de bronze por Gabriel Gois e uma menção honrosa pelo estudante Jonas Fontanella Moroso.

Felipe estuda no Ensino Médio Técnico em Alimentos e começou a gostar das disciplinas Exatas na infância. Apegou-se por Física e Matemática e recentemente inclusive conquistou a medalha de ouro na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas e a prata na etapa nacional. “A Física e a Matemática me auxiliam a pensar, entender e resolver problemas”, afirma o aluno.

O professor de Matemática do Câmpus Xanxerê Daniel Ecco conta que os alunos do câmpus já participavam da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e inclusive alguns já foram premiados. Mas na Canguru de Matemática foi a primeira vez que o câmpus foi inscrito, participou e já conseguiu premiações.

Para obter resultados positivos, o incentivo dos professores tem sido fundamental para a participação dos alunos do IFSC nas competições. O próprio professor Daniel, além de incentivar os alunos do câmpus, desenvolve um projeto de preparação para as Olimpíadas de Matemática especificamente na Escola Municipal Dom Bosco de Xaxim (SC). “Esta escola também participou pela primeira vez da Canguru de Matemática (alunos de sexto ao nono ano) e obteve um ouro, uma prata e um bronze”, conta.

Já as professoras de Matemática Rosângela Ramon e Aline Marca possuem um projeto para preparação dos alunos do câmpus e de outras escolas públicas de Xanxerê.

Nesta sexta (11), os alunos terão mais um teste na área: o câmpus participa da primeira fase da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (Omif), que realiza a primeira edição em 2018. No próximo mês, será a primeira fase da OBMEP, e no próximo semestre haverá ainda a Olimpíada Regional de Matemática e a Olimpíada Brasileira de Matemática.

Saiba mais

A Olimpíada Canguru de Matemática nasceu na França, em 1991, inspirada em outra de origem australiana e hoje abrange mais de 80 países, incluindo o Brasil, onde o número de escolas participantes tem crescido de forma expressiva desde o início em 2009.

O Canguru não é somente para os melhores estudantes de Matemática. Ao contrário, o concurso visa atrair tantos estudantes quanto for possível, com a finalidade de mostrar-lhes que a Matemática pode ser interessante, útil e mesmo divertida.

Estudantes de todas as idades, dos 7 aos 18 anos, podem participar do evento, em seis diferentes categorias etárias, resolvendo 24 ou 30 testes de múltipla escolha relativamente fáceis em 90 minutos (ou mais, dependendo do país participante).
ENSINO CÂMPUS XANXERÊ