Câmpus São Carlos faz parceria com escolas para desenvolver projeto Protagonismo Infanto-Juvenil

CÂMPUS SÃO CARLOS Data de Publicação: 11 mai 2018 08:57 Data de Atualização: 11 mai 2018 09:06
O Câmpus São Carlos e a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Educação, realizaram uma parceria através do projeto de extensão "Protagonismo Infanto-Juvenil", que pretende estimular o desenvolvimento de projetos já existentes nas escolas.

O projeto terá duração de 10 meses e a partir deste estímulo ao longo de todo o ano, os alunos das escolas participantes apresentarão o resultado dos projetos no Instituto Federal, durante a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), no mês de outubro.

A iniciativa nasceu ainda em outubro do ano passado, quando o professor do IFSC Felipe Schmidt procurou a Secretaria de Educação. Após as conversas, a parceria foi definida para ocorrer em quatro escolas participantes do Programa A União Faz a Vida – PUFV: Padre Jorge Annecken de Bela Vista; professor Mario Xavier dos Santos de São João; Nicolau Gouverneur de Pratas; e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.

Junto com o professor, também está participando o aluno de Engenharia Civil Antonio Carlos Ebertz - que também é professor de Inglês da rede municipal de ensino. Eles são acompanhados pela coordenadora local do PUFV, Janete Maria Sander Giongo.

"Precisamos primeiro fazer um estudo sobre a realidade, conhecer o município e saber de que forma o Instituto Federal pode atuar na sociedade. Temos a preocupação de “Ensino, pesquisa e extensão”, que é o tripé do IFSC para atuação nesta realidade. E a partir disso, buscamos de que forma o IFSC pode contribuir", afirma o professor Felipe.

A coordenadora pedagógica de São Carlos Janete Maria Sander Giongo lembrou que o primeiro passo será o contato do IFSC com os professores. “A partir do mês de abril as escolas entrarão em contato com o professor Felipe para agendar palestras e oficinas nas escolas ou visita dos alunos ao IFSC para conhecer os laboratórios e trabalhar as temáticas ligadas ao Programa A União Faz a Vida”, completou Janete.
CÂMPUS SÃO CARLOS EXTENSÃO