Pular para o conteúdo

Notícias

Curso de Serviço do Vinho tem inscrições abertas até quarta (23)

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 21 mai 2018 14:45 Data de Atualização: 21 mai 2018 15:10

A degustação de um bom vinho começa bem antes do primeiro gole e leva em conta fatores que contribuem para melhorar a experiência, como armazenamento, temperatura correta e escolha das taças, por exemplo. Para quem quer ser aprofundar neste universo, o Câmpus Canoinhas oferta o curso de Aperfeiçoamento no Serviço do Vinho, no dia 28 de maio. As inscrições podem ser feitas até essa quarta-feira (23), pela internet, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Podem participar profissionais da área de gastronomia e bebidas, alunos e servidores do IFSC e membros da comunidade externa, com mais de 18 anos. São 30 vagas disponíveis e a seleção será por sorteio. As inscrições e o curso são gratuitos.

Segundo o coordenador do curso e sommelier, Douglas André Wurz, além de difundir a cultura do vinho, o curso tem como objetivo a qualificação dos profissionais de bares e restaurantes, a fim de aprimorar o atendimento e melhorar o serviço. “Com consumidores e apreciadores de vinhos cada vez mais exigentes, faz-se necessário trabalhar em treinamento e qualificação dos profissionais responsáveis pelo serviço do vinho, compartilhando experiência e conhecimentos acerca do mundo do vinho”, explica.

Com quatro horas de duração, das 7h30 às 11h30, o curso vai abordar os seguintes temas: estilos de vinho, armazenamento, temperatura de serviço, carta de vinhos, tipos de taças, arte de servir e defeitos do vinho. Também serão repassadas noções básicas de análise sensorial, com degustação de um espumante e três tipos de vinhos, tinto, branco e rosé.

Cultura do vinho

O curso de Aperfeiçoamento no Serviço do Vinho faz parte de um conjunto de ações que serão desenvolvidas no Câmpus Canoinhas durante este ano para divulgar a cultura do vinho e capacitar os participantes sobre as técnicas de degustação, englobando a análise visual, olfativa e gustativo de vinhos e espumantes, relacionando a importância do consumo regular e moderado para a saúde humana.

Este é o segundo curso ofertado pelo Câmpus Canoinhas nesta área. O primeiro aconteceu na última sexta-feira (18). No curso de Análise Sensorial de Vinhos e Espumantes, os participantes aprenderam a identificar uma série de características para avaliar a cor, os aromas e o gosto do vinho. Devido ao sucesso, o curso terá novas edições ainda este ano.

CÂMPUS CANOINHAS ESTUDE NO IFSC