O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Conselho de amigo: intercâmbio é pra todo mundo que gosta de ter novas experiências

ENSINO Data de Publicação: 25 mai 2018 15:14 Data de Atualização: 30 mai 2018 14:41
"Se você gosta de estudar e quer ter novas experiências, tem que se inscrever no intercâmbio." A mensagem do estudante Matheus Soppa Geremias, do curso técnico integrado em Mecânica do Câmpus Joinville, é direcionada especialmente aos estudantes que deixaram para os últimos dias a inscrição para o Programa de Intercâmbio Internacional para Estudantes do IFSC (Propicie 14) e estão em dúvida se a correria vale a pena, já que o prazo termina na próxima segunda-feira (28).
 
"Não existe este negócio de que o intercâmbio não é pra mim, porque não participo de projeto de pesquisa, porque não tenho as melhores notas e coisas assim. O programa é pra todo mundo. Se você tem vontade, tem que tentar", enfatiza Matheus, que participou do Propicie 12, no semestre passado. De 11 de setembro de 2017 a 29 de janeiro deste ano, ele teve uma das melhores experiências da sua vida. "É uma bagagem que vou ter pra sempre."
 
Ele e a colega Alessandra Medeiros, do Câmpus Araranguá, participaram do projeto de pesquisa Motricidade e Atividade Humana, da Escola de Saúde do Instituto Politécnico do Porto, em Portugal – mesmo projeto em que participam os atuais intercambistas do Câmpus Joinville, Arthur Narloch Sacchelli, de Eletroeletrônica, e Samara Retzlaff, de Mecânica. O projeto prevê a construção de uma plataforma que simula uma torção de tornozelo para avaliar os músculos e detectar a probabilidade de atletas terem lesão por entorse no futuro.
 
"É uma experiência bem diferente, porque a gente aprende a trabalhar com metodologia de desenvolvimento de produtos e tem contato com pesquisadores de várias áreas e com as empresas", explica Matheus. "A gente também treina muito o inglês, que é a língua falada no Porto Design Factory (PDF), porque tem pessoas do mundo todo, e aprende a estudar sozinho, tanto pra rever o que se aprendeu em sala de aula e vai usar na prática quanto pra aprender coisas novas, como da medicina, que a gente usou bastante no projeto", conta.
 
Sonho realizado
 
Além da oportunidade de participar de um projeto de pesquisa internacional e multidisciplinar, o Propicie também deu a Matheus a chance de realizar o sonho de viajar pela Europa e conhecer culturas diferentes e os lugares que lhe chamavam a atenção nas aulas de história. "Conheci o Coliseu romano, vi o quadro da Monalisa, que é mesmo pequeno, conferi o contraste entre o velho e o novo na arquitetura irlandesa e conheci muitas outras obras de arte", cita o estudante.
 
É que após a finalização de sua participação no projeto, Matheus, Alessandra e mais quatro intercambistas do IFSC, Davi de Simas (São José), Larissa do Nascimento Pires (Araranguá), Luana Maronesi (Chapecó) e Priscila Terezinha Dalla Costa (São Miguel do Oeste), fizeram uma viagem de 14 dias pela Europa, no estilo mochilão. Foi assim, que eles conheceram a França, Itália, Inglaterra, Irlanda e Espanha. "A única coisa triste é que não vi neve", lamenta.
 
Na lista de boas lembranças, Matheus faz questão de incluir a comida. "É muito bom conhecer os pratos típicos dos outros lugares", comenta, lembrando com saudades da "francesinha", um sanduíche típico de Porto, recheado com carne e embutidos, coberto com queijo e servido com molho picante, ovo estrelado e batata frita. "É muito bom."
 
Outros dois pontos que também chamaram a atenção do estudante em Portugal foram a estrutura do transporte público – com ônibus com ar-condicionado e internet livre e metrôs confortáveis – e o acolhimento dos moradores. "As pessoas gostam de ajudar. Fui muito bem recebido", enfatiza. "Tem que ir pra conhecer", provoca.
ENSINO CÂMPUS JOINVILLE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.