O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Evento sobre Gastronomia Sustentável integra agenda da Unesco

EVENTOS Data de Publicação: 28 mai 2018 14:31 Data de Atualização: 14 jun 2018 18:52

O Núcleo de Estudos em Gastronomia do Câmpus Florianópolis Continente realiza, dia 18 de junho, o evento Sustentabilidade e Gastronomia. A iniciativa vai compor as comemorações internacionais da ONU/Unesco para a data, na qual é comemorado o Dia Mundial da Gastronomia Sustentável

O evento além de despertar o interesse para a biodiversidade na Gastronomia e o papel deste setor na preservação da diversidade biológica brasileira, tem também o intuito de aproximar agricultores familiares e profissionais do setor da Gastronomia, a fim de fomentar e fortalecer uma cadeia de comércio mais curta, justa, ética e sustentável. 

A atividade será composta de dois momentos: debate, agendado para as 9h30, com convidados sobre perspectivas e desafios da utilização de alimentos agroecológicos e nativos na gastronomia brasileira; e almoço com mostra de produtos elaborados pelo grupo de pesquisa com frutas e insumos nativos da Mata Atlântica. 

O evento é uma ação indissociável de ensino, pesquisa e extensão, pois promove a integração dos conhecimentos durante a pesquisa com a formação acadêmica e compartilhados com a comunidade externa. 

Sobre o Núcleo de Estudos em Gastronomia

O Núcleo de Estudos em Gastronomia (NEG) visa a contribuir para o desenvolvimento de novos produtos gastronômicos, bem como explorar métodos de análise, técnicas de produção e componentes sociais ligados à Gastronomia. As atividades desenvolvidas incluem a pesquisa, as atividades de formação e disseminação do conhecimento.

As ações de pesquisa de base científica atuam no sentido de explorar produtos locais/regionais de Santa Catarina com potencialidade de aplicação na Gastronomia, caracterização física e química de sistemas gastronômicos, estudo da relação da construção alimentar com as características sociais e de terroir, desenvolvimento e inovação gastronômica e estudo de métodos rápidos para análise de sistemas gastronômicos.

O grupo é formado por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, que juntos contribuem para a construção tecnológica e científica da gastronomia de maneira multidisciplinar.

EVENTOS CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.