Depe orienta estudantes sobre o retorno às atividades presenciais

ENSINO Data de Publicação: 28 mar 2022 16:37 Data de Atualização: 29 mar 2022 14:17

Na próxima quarta-feira, 30 de março, começam as aulas do semestre 2022-1 no Câmpus São José. Confira abaixo mensagem do diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do câmpus, João Carlos Bez Batti, com orientações para os estudantes nesse início das atividades letivas.

Sejam muito bem-vindos ao Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus São José.

Será um prazer recebê-los em nossa instituição.

Gostaria de lembrá-los que as aulas referentes ao semestre 2022-1 iniciam dia 30/03/2022, nos respectivos horários:

Matutino: 07h30 às 11h30

Vespertino: 13h30 às 17h30

Noturno:
Licenciatura em Química - 19h às 22h
Técnico Subsequente em Telecomunicações - 19h às 22h
Técnico Subsequente em Refrigeração e Climatização - 18h30 às 22h30

Além disso, elencamos outras informações importantes para o início do semestre 2022-1:

1) Orientações Iniciais e Cadastro no Sigaa (Sistema Acadêmico)

Toda comunicação oficial do IFSC com você se dará por meio do Sigaa (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas), por meio do Portal Discente.

Além disso, nesse portal, você poderá consultar informações importantes, como: dias e horários das aulas, plano de ensino de cada disciplina, efetuar rematrícula (para os cursos superiores e subsequentes), consultar os materiais didáticos e realizar atividades.

Por isso, é muito importante que você realize o seu cadastro no Sigaa. Para facilitar segue um vídeo tutorial e o manual do Sigaa em formato PDF.

Qualquer dúvida ou problema que tiver sobre o acesso ao Sigaa, pode enviar um e-mail para dae.sje@ifsc.edu.br.

2) Aulas 100% presenciais

Conforme definido pelo Colegiado do Câmpus São José, a partir do dia 30/03/2022, início do semestre 2022-1, todas as aulas serão ministradas de forma presencial.

Para os cursos de Engenharia de Telecomunicações, técnico subsequente em Telecomunicações e técnico subsequente em Refrigeração e Climatização, TODAS as aulas serão PRESENCIAIS.

Contudo, para as turmas com mais de 28 alunos (capacidade máxima das nossas salas de aula) , dos cursos de licenciatura em Química, Proeja Operador de Computador, integrado em Telecomunicações e integrado em Refrigeração e Climatização, será realizado um rodízio entre aulas presenciais e remotas, devido ao distanciamento mínimo de um metro que devemos manter em cada ambiente de ensino.

Esse rodízio será comunicado pelos professores de cada disciplina, através do Sigaa, dizendo quais estudantes devem comparecer às aulas presenciais e quais devem permanecer em casa, desenvolvendo suas atividades de forma remota.

Por isso a importância de realizar o seu cadastro no Sigaa o quanto antes.

2) Cronograma de Recepção aos Calouros 2021-2

Com o intuito de apresentar o IFSC São José para você, preparamos uma recepção especial.

Em alguns momento, você terá atividades com a coordenação de curso, coordenadoria pedagógica e com a direção do câmpus.

Nos demais horários do seu turno de aula, você terá atividades letivas conforme o plano de ensino de cada professor, as quais você já pode verificar através do Sigaa, conforme explicado anteriormente.

DESCRITIVO

1. Reunião com a Direção

1. Direção Geral - Boas-vindas e Informes

2. Direção Ensino e DAE

1. Sigaa - Acesso e Funcionamento

2. Estrutura, Funcionamento e Auxílios

1. Coordenadoria Pedagógica

1. Acolhimento e orientações do setor

2. Dinâmica

1. Coordenações de Curso

1. Orientações sobre o curso.

IMPORTANTE:

Para as famílias dos estudantes dos cursos técnicos integrados, deixamos o convite para uma conversa:

Reunião com as famílias dos estudantes ingressantes dos Integrados: 07/04/2022 (19h até 20h30)

Terça-feira, 07 de abril · 19h até 20h30

Link da videochamada: https://meet.google.com/iuq-zfyx-iai

Objetivos:

Nesta reunião será explicado sobre a estrutura e funcionamento do Câmpus São José: funcionamento das aulas presenciais, acompanhamento diário das atividades de ensino através do Sigaa pelos familiares, auxílios financeiros e como consegui-los (DAE) e acompanhamento dos estudantes pelo setor pedagógico e coordenação de curso.

Os docentes das 1ª fases dos cursos integrados estão convidados para reunião com as famílias.

Atenciosamente,

João Carlos Bez Batti