Hortas urbanas: estudantes de Agronomia produzem cartilha sobre técnicas de cultivo em pequenos espaços

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 31 mar 2022 12:34 Data de Atualização: 01 abr 2022 16:05

A falta de grandes espaços não é mais desculpa para quem quer cultivar as próprias hortaliças. O importante é ter disposição e conhecimento. Para incentivar e capacitar a comunidade para implantação de hortas urbanas, estudantes do curso de Agronomia do Câmpus Canoinhas produziram a cartilha Hortas Urbanas: Faça você mesmo!, com orientações sobre técnicas de cultivo em pequenos espaços e utilização de materiais recicláveis.

Clique aqui para baixar a cartilha em PDF

Aprovado no edital Protagonismo Discente do IFSC e coordenado pela professora Carolina de Castro Santos, o projeto foi desenvolvido pelos estudantes Juliana Moraes, Marcio Wardenski Junior, Henrique Stolte, Sabrina de Cassia Senen e Vilmar Vinicius Halabura, como uma ação da empresa júnior AprimorAgro, do curso de Agronomia.

A cartilha traz informações sobre escolha do local adequado, de floreiras e vasilhas recicláveis a canteiros diretos na terra; tipos de plantas para cada estação; produção de mudas; técnicas de adubação, irrigação e controle de pragas e de plantas daninhas; e elaboração de composteira.

O conteúdo foi selecionado a partir de dúvidas da própria comunidade, citadas em uma pesquisa realizada pela equipe no início do projeto. “Com base nas respostas, entendemos as dores dos entrevistados e elaboramos os conteúdos da cartilha”, explica Sabrina Senen, da terceira fase de Agronomia e presidente da empresa júnior.

Entre as principais dificuldades relatadas pelos participantes estão as pragas, por 33% dos entrevistados, e o espaço inadequado, por 62,5%. “Por isso, decidimos sugerir, além dos canteiros tradicionais para cultivo, outras formas de implantar uma horta, principalmente em espaços pequenos, assim como receitas para eliminar pragas e manter a plantação orgânica”, justifica Sabrina.

Passo a passo resumido de como ter uma horta em casa

• 1. Defina como será a sua horta (direto na terra ou suspensa) e reúna os materiais necessários (madeira/pneu/garrafa pet).
  • 2. Pesquise quais são as hortaliças ideais para a época que serão cultivadas. Se for necessário, primeiro faça as mudas em bandejas.
  • 3. No plantio, utilize solo bem drenado e rico em matéria orgânica. Se necessário, enriqueça o solo com adubo.
  • 4. Mantenha a rotina dos tratos culturais ideais para as hortaliças plantadas (irrigação frequente, controle de plantas invasoras).
  • 5. Desfrute da sua horta e dos alimentos produzidos por você!
CÂMPUS CANOINHAS EXTENSÃO NEWS