O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Projeto de estudantes de Engenharia Civil auxilia moradores de Forquilhinha

EXTENSÃO Data de Publicação: 04 abr 2022 12:57 Data de Atualização: 04 abr 2022 17:17

Um projeto realizado por estudantes de Engenharia Civil do Câmpus Criciúma, com orientações para moradores que planejam construir em ruas e estradas que estão sendo pavimentadas, será incorporado pela prefeitura de Forquilhinha. O resultado do trabalho foi apresentado na última sexta-feira (1º), ao prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho.

A iniciativa traz uma série de orientações para quem deseja construir regularmente em áreas sem pavimentação e evitar problemas futuros. As informações, resumidas em um site, buscam orientar como o cidadão que deseja construir em uma via que está por ser pavimentada, evitando problemas com o desnível em relação à pista, acúmulo de água, dilatação das calçadas ou bloqueio das caixas de inspeção da rede elétrica subterrânea.

A ideia surgiu da experiência do aluno Samuel Kammer Albino, que trabalha na prefeitura de Forquilhinha. No dia a dia, ele percebeu que muitos moradores não buscavam a informação correta antes de iniciar uma obra. “Sempre vejo o pessoal vir fazer algumas reclamações sobre obras de pavimentação, principalmente. Eu dei essa ideia para a professora de criar um manual de instruções de como se comportar quando existe uma obra de pavimentação”, afirma

O projeto

O trabalho foi desenvolvido por 12 estudantes da oitava fase do curso, na disciplina de Estradas e Transportes. Trata-se de uma atividade de ensino de caráter extensionista, dentro do princípio da incorporação de atividades de extensão aos currículos dos cursos de graduação. “Tivemos essa ideia de usar a prefeitura como meio de divulgação para fazer chegar aos cidadãos”, explica Samuel.

Em conjunto a um engenheiro da prefeitura, Luiz Renato Steiner, responsável pelas obras de pavimentação no município, foram levantados quais os problemas mais corriqueiros dos residentes. Segundo o Kammer, as maiores dúvidas estão relacionadas à altura do asfalto. “O pessoal vai construir em uma rua que não é pavimentada ainda, mas não vem até o setor de engenharia perguntar qual vai ser a altura do asfalto, porque toda rua que não é pavimentada, uma hora vai ser”, explica.

Ainda de acordo com o aluno, as pessoas acabam construindo casas sem se precaver. “Sempre acontece de a casa ficar muito enterrada ou muito acima do asfalto. Isso vai gerando problemas e, no momento da obra de pavimentação, o pessoal sempre vem reclamar”, afirma.

A prefeitura de Forquilhinha deve incorporar, ao seu site oficial, as informações produzidas pelos alunos de Engenharia Civil do Câmpus Criciúma.

CÂMPUS CRICIÚMA EXTENSÃO

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.