Projeto de estudantes de Engenharia Civil auxilia moradores de Forquilhinha

EXTENSÃO Data de Publicação: 04 abr 2022 12:57 Data de Atualização: 04 abr 2022 17:17

Um projeto realizado por estudantes de Engenharia Civil do Câmpus Criciúma, com orientações para moradores que planejam construir em ruas e estradas que estão sendo pavimentadas, será incorporado pela prefeitura de Forquilhinha. O resultado do trabalho foi apresentado na última sexta-feira (1º), ao prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho.

A iniciativa traz uma série de orientações para quem deseja construir regularmente em áreas sem pavimentação e evitar problemas futuros. As informações, resumidas em um site, buscam orientar como o cidadão que deseja construir em uma via que está por ser pavimentada, evitando problemas com o desnível em relação à pista, acúmulo de água, dilatação das calçadas ou bloqueio das caixas de inspeção da rede elétrica subterrânea.

A ideia surgiu da experiência do aluno Samuel Kammer Albino, que trabalha na prefeitura de Forquilhinha. No dia a dia, ele percebeu que muitos moradores não buscavam a informação correta antes de iniciar uma obra. “Sempre vejo o pessoal vir fazer algumas reclamações sobre obras de pavimentação, principalmente. Eu dei essa ideia para a professora de criar um manual de instruções de como se comportar quando existe uma obra de pavimentação”, afirma

O projeto

O trabalho foi desenvolvido por 12 estudantes da oitava fase do curso, na disciplina de Estradas e Transportes. Trata-se de uma atividade de ensino de caráter extensionista, dentro do princípio da incorporação de atividades de extensão aos currículos dos cursos de graduação. “Tivemos essa ideia de usar a prefeitura como meio de divulgação para fazer chegar aos cidadãos”, explica Samuel.

Em conjunto a um engenheiro da prefeitura, Luiz Renato Steiner, responsável pelas obras de pavimentação no município, foram levantados quais os problemas mais corriqueiros dos residentes. Segundo o Kammer, as maiores dúvidas estão relacionadas à altura do asfalto. “O pessoal vai construir em uma rua que não é pavimentada ainda, mas não vem até o setor de engenharia perguntar qual vai ser a altura do asfalto, porque toda rua que não é pavimentada, uma hora vai ser”, explica.

Ainda de acordo com o aluno, as pessoas acabam construindo casas sem se precaver. “Sempre acontece de a casa ficar muito enterrada ou muito acima do asfalto. Isso vai gerando problemas e, no momento da obra de pavimentação, o pessoal sempre vem reclamar”, afirma.

A prefeitura de Forquilhinha deve incorporar, ao seu site oficial, as informações produzidas pelos alunos de Engenharia Civil do Câmpus Criciúma.

CÂMPUS CRICIÚMA EXTENSÃO