Estudantes do Câmpus Criciúma levam 16 trabalhos ao Seminário de Iniciação à Docência do IFSC

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 04 abr 2022 17:13 Data de Atualização: 08 abr 2022 13:28

Os cursos de Licenciatura do IFSC realizam nesta semana a quinta edição do Seminário de Iniciação à Docência. O evento contará com uma palestra virtual nesta terça-feira (5) e, na quinta (7), com a apresentação de trabalhos, de forma presencial, no Câmpus Palhoça Bilíngue. O Câmpus Criciúma terá 16 trabalhos no seminário, que tem como objetivo compartilhar e refletir sobre as práticas de iniciação à docência realizadas nos cursos de licenciatura do IFSC.

Além da apresentação dos trabalhos, o evento terá a mesa-redonda virtual "Resolução 2/2019 e seus impactos nos cursos de Licenciatura", com as participações de Julice Dias (Udesc), Derlan Trombetta (UFFS), Adriana Mohr (UFSC), Tiago Moda (IFC), Adriano Larentes da Silva (IFSC) e Volmir von Dentz (IFSC). O debate terá transmissão ao vivo, a partir das 19h desta terça (5), pelo canal do IFSC no YouTube.

Os projetos que serão apresentados pelos alunos são das modalidades Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Práticas como Componente Curricular (PCC), Residência Pedagógica, Estágio Supervisionado e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)..

“O evento vai ser uma oportunidade não só de visibilizar os trabalhos realizados no interior do curso de Licenciatura em Química como também oportunizar aos nossos acadêmicos e docentes a conhecer e ver outros trabalhos que têm sido realizados”, afirma a professora Giselia Antunes Pereira, integrante da comissão organizadora do evento.

O estudante Filipe Santos, da sétima fase, vai apresentar o seu projeto vinculado ao PIbid sobre uma experiência didática aplica ao ensino remoto. “São momentos muito importantes, principalmente de fortalecimento da licenciatura e dos trabalhos que a gente desenvolve”, afirma o aluno, que também é membro da comissão organizadora. O estudo de Filipe foi feito em parceria com o Cedup Abílio Paulo e aborda uma atividade proposta a estudantes de ensino médio a partir da metodologia ativa de Rotação por Estações como uma adaptação didática às aulas remotas impostas na pandemia da Covid-19.

Já a aluna da quinta fase, Kellen Búrigo Dias, vai participar do seminário apresentando o trabalho desenvolvido sobre a cultura e a história afro-brasileiras. “Vai ser algo novo em que eu nunca tive contato. Vai ser uma experiência bem positiva, tanto na minha formação como docente e discente”, diz. “Acredito que a gente vai levar um pouco da nossa vivência. É um projeto bem bacana de fazer. Talvez, um dos melhores PCCs que eu já fiz até hoje e vai ser a primeira em que vai ter algo presencial envolvendo-a”, complementa.

Veja os projetos que serão apresentados pelos alunos do IFSC.

A Pedagogia Histórico-Crítica como abordagem ao estudo temático das tintas: relato do processo de ensino e aprendizagem de Química envolvendo estudantes com Altas Habilidades
Ana Paula Alves da Silva

A Rotação por Estações como Metodologia Ativa adaptada para o Ensino Remoto: Relato de Experiência de uma Atividade Avaliativa aplicada pelos Bolsistas do Pibid
Filipe dos Santos