Estudantes do Câmpus Canoinhas desenvolvem sistema para auxiliar associação no gerenciamento de doadores de sangue

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 05 abr 2022 13:10 Data de Atualização: 23 mai 2022 15:04

As informações das mais de cinco mil pessoas cadastradas pela Associação dos Doadores de Sangue da Região de Canoinhas (Adosarec) agora são gerenciadas com mais praticidade, segurança e agilidade. Após três meses de pesquisas, muitas reuniões e alguns testes de protótipos, estudantes do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Canoinhas desenvolveram um sistema para internet (Software Web) “sob medida” e exclusivo para a entidade.

Conforme a secretária executiva da associação, Márcia Maria Sachweh, até a implantação do sistema, o controle dos doadores era feito em fichas preenchidas manualmente, o que dificultava a atualização dos dados. “Agora já podemos lançar as doações realizadas diretamente no sistema”, comemora Márcia, que participou de todo processo de desenvolvimento e validação do projeto junto com os estudantes, para proporcionar uma forma mais segura, organizada e rápida de cadastrar, controlar e recuperar as informações dos doadores de sangue.

Aprovado e financiado pelo edital de Protagonismo Discente do IFSC, o projeto foi desenvolvido pelos estudantes Bruno Perdoná, Acacio Higino Salvador Junior, Gabriel Candido Rocha Correa Lima, Cristiano Cotrin Meirelles e Douglas Ryan Terleski e coordenado pelo professor Carlos Rafael Guerber.

“Esse projeto foi muito proveitoso para todos os integrantes do grupo, pois foi possível ter a experiência de participar de um projeto real e desenvolver um sistema desde o início, percorrendo todas as etapas apresentadas nas aulas, no decorrer do curso. Apesar de muitas dificuldades e dúvidas, foi possível entregar um sistema dentro dos padrões atuais”, enfatiza Bruno.

Fundada em 1991, a Adosarec promove a cultura de doação voluntária de sangue entre a população, organiza grupos de doadores voluntários e apoia a logística de transporte dos doadores para os hemocentros do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc). Atualmente, a associação tem 49 grupos ativos de doadores de sangue regulares, em Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Major Vieira, Mafra, Rio Negro, Itaiópolis e Irineópolis.

CÂMPUS CANOINHAS EXTENSÃO NEWS