O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Estudantes do Câmpus Joinville são premiados em concursos literários

ENSINO Data de Publicação: 12 jul 2018 07:52 Data de Atualização: 12 jul 2018 08:07
Mais que um espaço para divulgação de escritores e suas obras, a Feira do Livro de Joinville é um ambiente fértil para a valorização dos leitores e incentivo ao surgimento de novos autores. Na edição deste ano, realizada entre 8 e 17 de junho, três estudantes do Câmpus Joinville foram contemplados em concursos literários: Sara Mirele Schapitz, em segundo lugar, e Vinicius Alexandre Klug Mello, com menção honrosa, foram premiados no II Concurso Literário Carlos Adauto Vieira, na categoria Contistas – Ensino Médio, e Eduarda Fachini ficou em segundo lugar no Concurso Leitores de Joinville, categoria Ensino Médio.
 
Sara e Vinicius fazem o técnico integrado em Eletroeletrônica e participam do projeto Oficina de Escrita justamente para exercitarem o lado escritor. Leitores assíduos, eles já esboçam os primeiros livros. "Não consigo imaginar a vida sem literatura", afirma Sara, que trouxe a notícia do concurso para o grupo e incentivou o amigo a participar também.
 
"É muito legal poder exercitar a escrita. E participar do concurso foi uma forma de ter uma avaliação de outras pessoas sobre meus textos, ter noção de como minha escrita é recebida", conta Sara, que participou do concurso com o conto "Memória de alguém sem memórias". Apesar do talento, ela não se vê como escritora profissional. "Prefiro outras áreas da arte", afirma.
 
Já Vinicius é empolgado com a carreira de escritor. "Há uma possibilidade bem forte de fazer algo envolvendo literatura", comenta. Sua primeira "obra" foi a versão escrita de um desenho, numa narrativa ficcional conhecida como "fanfic", em que se faz a apropriação de personagens e enredos provenientes de produtos midiáticos. A partir das oficinas, Vinicius já excursiona por outros tipos de textos. No concurso, ele participou com o conto "Precisamos Conversar...".
 
Estudante do técnico integrado em Mecânica, Eduarda Fachini escolheu o livro "Na minha pele", de Lázaro Ramos, para participar do concurso Leitores de Joinville. Depois de ler o livro que trata de temas como ações afirmativas, gênero, família, empoderamento, afetividade e discriminação, Eduarda fez uma redação baseada na obra. "Adorei o livro. Do jeito que narra as histórias, parece que o autor está conversando com a gente", conta Eduarda, que adorou conhecer a versão escritor do ator Lázaro Ramos.
 
No ano passado, a estudante já havia participado do concurso, mas não obteve colocação. Neste ano, decidiu participar novamente e conseguiu a segunda colocação. "Consegui preparar melhor o texto e o tema do livro também ajudou a interpretação", explica. Leitora assídua, Eduarda conta que, ao final de cada livro, sempre faz um resumo mental e uma análise crítica da obra. "Ler me ajuda nos estudos", declara. Agora, o próximo passo é se afirmar nas próprias criações. "Já tenho ideias de histórias, mas ainda não pus no papel", comenta Eduarda.
 
Oficina de Escrita
 
Para os estudantes interessados em participar da Oficina de Escrita, o coordenador do projeto e assistente de alunos, Rafael Seiz Paim, explica que as atividades retomam no segundo semestre e que novos integrantes são sempre bem-vindos. A oficina acontece todas as terças-feiras, das 17h40 às 18h30, e é aberta a todos os interessados.
 
Confira os textos premiados na Feira do Livro de Joinville:
 
Memória de alguém sem memórias
Autora: Sara Mirele Schapitz
Professor Orientador: Samuel Kühn
Categoria: Conto – Ensino Médio
Concurso Literário Carlos Adauto Vieira
 
Precisamos Conversar...
Autor: Vinicius Alexandre Klug Mello
Professor Orientador: Samuel Kühn
Categoria: Conto – Ensino Médio
Concurso Literário Carlos Adauto Vieira
 
Na minha pele – livro de Lázaro Ramos
Autora: Eduarda Fachini
Professora Orientadora: Maria Aparecida Schmitz Borges
Categoria: Redação – Ensino Médio
Concurso Leitores de Joinville
 

Estude no IFSC

Ficou interessado(a) em estudar no IFSC? Acesse nosso calendário e conheça o período de inscrições para cada tipo de curso. Se desejar, deixe o seu e-mail no nosso Cadastro de Interesse que enviaremos uma mensagem quando estivermos com processo seletivo aberto.

ENSINO CÂMPUS JOINVILLE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.