Câmpus Araranguá forma nova turma de soldador em indústria da região

CÂMPUS ARARANGUÁ Data de Publicação: 12 abr 2022 14:37 Data de Atualização: 12 abr 2022 14:41

O Câmpus Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) formou nesta segunda-feira (11) mais uma turma do curso de Soldador no Processo GMAW realizada com funcionários da Industrial Pagé. No total, 23 alunos receberam certificação.

Essa é a segunda turma do curso realizada em parceria entre o IFSC e a empresa. No ano passado, outros 13 colaboradores da empresa participaram do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC). A Industrial Pagé forneceu materiais, chapas e soldas de chapa para as aulas de soldagem, assim como visitas técnicas na empresa auxiliaram os alunos a entender como funciona o processo produtivo na prática.

Com duração de 60 horas, o curso foi realizado entre 21 de fevereiro e 4 de abril. “O intuito do curso é capacitar pessoas para atuarem na indústria metal-mecânica, na soldagem GMAW (Processo MIG/MAG). O processo é caracterizado pela união de materiais metálicos por fusão localizada, onde o aquecimento é oriundo de um arco elétrico entre a peça de trabalho e um eletrodo consumível que vai sendo depositado uniformemente e protegido por uma atmosfera gasosa”, explica o professor Ariel Teixeira, coordenador do projeto ao lado do professor Daniel Generoso, ambos da área de Eletromecânica do Câmpus Araranguá.

CÂMPUS ARARANGUÁ ENSINO