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Estudantes do ensino médio integrado do Câmpus Garopaba garantem vagas em universidades

ENSINO Data de Publicação: 12 abr 2022 15:01 Data de Atualização: 12 abr 2022 15:45

Entrar em uma universidade é o sonho de muitos estudantes que cursam o ensino médio integrado ao técnico nos câmpus do IFSC. Além de aprender uma profissão, os alunos também cursam as disciplinas básicas cobradas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e vestibulares.

O Câmpus Garopaba do IFSC oferta dois cursos técnicos integrados, o de Administração e o de Informática. Em 2022, pela primeira vez, foi realizado um levantamento sobre os alunos aprovados em vestibulares. Como resultado, foram 23 aprovados em universidades públicas e privadas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de quatro aprovados no curso de Sistemas para Internet, do próprio Câmpus Garopaba do IFSC.

O chefe de departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus Garopaba Bruno Alberto Peruchi acredita que o número expressivo de aprovados já é uma constante no câmpus. “Mesmo não focando no vestibular e Enem, nos preocupamos com isso”, destaca o professor. Docente de Matemática, Bruno realizou diversos “aulões” de revisão com os alunos para prepara-los para o Enem.

Para o professor, o aluno que faz o ensino médio integrado no IFSC chega mais preparado na universidade, pois tem a oportunidade de participar de projetos de pesquisa e extensão já no ensino médio e o desenvolvimento da autonomia, estimulada pelos professores. “O IFSC é uma escola de excelência, com muitos professores doutores e pós-doutores”, afirma. Além disso, os conteúdos dos cursos técnicos já são uma preparação para os alunos que decidem continuar na mesma área.

Peruchi também destaca a necessidade de verticalização do ensino no câmpus, quando o aluno sai do curso técnico e é aprovado na graduação. Segundo ele, é uma oportunidade para os estudantes de regiões que dispõem de pouca oferta de cursos superiores. Acredita que a retomada do vestibular do IFSC vá contribuir para o ingresso da mais estudantes das regiões onde os câmpus estão inseridos.

Alunos relatam dificuldade com a pandemia

As dificuldades com o ensino remoto durante a pandemia não impediram que muitos estudantes conseguissem a tão sonhada aprovação no curso superior. O egresso do curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio, Enricky Cardoso Hipolito, foi aprovado no curso de Sistemas para a internet, do próprio Câmpus Garopaba. Ele tentou vaga na Udesc e não conseguiu, então optou por Garopaba por estar mais perto de casa. Acredita que o curso técnico foi um “pontapé inicial” para quem é interessado em aprender. Relata que o primeiro ano do ensino médio foi bastante produtivo: participou de projeto de extensão, monitorias, e até montou uma banda com os colegas. Porém, com a pandemia, muitas atividades foram suspensas.

A mesma impressão tem a estudante Emily Lopes Elizeu, do curso técnico integrado em Administração, aprovada em Arquitetura e Urbanismo na UFSC e na UFFS. Ela relata que houve dificuldade para aproveitar tudo que o ensino técnico poderia oferecer devido à pandemia: “durante meu primeiro ano estudando no IFSC, tive experiências ótimas, pude adquirir conhecimento de qualidade e participar de atividades que me acrescentaram muito, não só na questão de conhecimento, mas também como pessoa. Assim que veio a pandemia, as atividades foram suspensas e tivemos que aprender a lidar com as aulas on-line”. Mesmo assim, Emily comemora o ingresso no curso superior de seus sonhos, Arquitetura. Ela chegou a passar na UFFS, mas conseguiu uma vaga na segunda chamada da UFSC divulgada nesta terça-feira (12), sua primeira escolha de universidade. “Eu escolhi esse curso porque não me vejo fazendo outra coisa, se não isso. Eu assistia uma conhecida trabalhar com isso, e ficava encantada, e desde então, sabia que era o que eu queria”.

Já o estudante Matheus Inacio João formou-se técnico em Administração e, mesmo aprovado na UFSC Joinville, resolveu cursar Engenharia Mecatrônica no Câmpus Florianópolis do IFSC. Para ele, também foi difícil estudar por meio das Atividades Não Presenciais (ANPs) durante a pandemia, mas conta que conseguiu estudar o suficiente para ingressar no curso desejado. Sobre ter cursado o ensino técnico, afirma que se sente preparado para o ensino superior. “Sim, é essencial para formação, todos os alunos deveriam receber esse tipo de ensino (técnico)”.

Apoio do câmpus

O professor Bruno Peruchi explica que a pandemia de Covid-19 trouxe várias dificuldades para as últimas turmas formadas nos cursos técnicos, principalmente para aqueles com acesso restrito à internet e equipamentos de informática.

Para continuar com as atividades de ensino, houve a oferta das Atividades Não Presenciais (ANPs) de forma síncrona e assíncrona (aulas gravadas). Empréstimo de equipamentos, ajuda de custo para internet, material impresso, entre outras ações, segundo o professor, ajudaram a minimizar as diferenças e a dificuldade de acesso aos conteúdos. Para os alunos que prestaram o Enem, foram realizadas algumas aulas extras de revisão.

Confira a lista de aprovados:

Curso Técnico de Administração Integrado ao Ensino Médio

  • Amilton de Souza Júnior – Engenharia Mecânica – UFSC
  • Arthur Alceno Mello – Engenharia Civil – UFSC
  • Arthur Conci Reinert – Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Unisul
  • Camila de Souza Morais – Direito – UFSC
  • Carlos Vinicius Vieira – Engenharia Mecânica – UFSC
  • Emily Lopes Elizeu – Arquitetura e Urbanismo – UFSC e UFFS
  • Isis Isabella Santana Gonçalves – Administração – Unisul
  • Jeniffer de Aguiar Rodrigues – Direito – Unisul (Prouni)
  • Lara Thiesen Machado – Direito – Fucap (Prouni)
  • Luiza Gemelmaier Rosa – Engenharia Sanitária e Ambiental – UFSC
  • Matheus Inacio João – Engenharia Automotiva – UFSC Joinville e Engenharia Mecatrônica – IFSC Câmpus Florianópolis (optou por Florianópolis)
  • Mell Geremias – Pedagogia – UFSC

Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio

  • Caio Ferreira Cardoso – Ciência da Computação – UFSC
  • Clara Emidio Correa – Ciência da Computação – UFSC
  • Enricky Cardoso Hipolito – Sistemas para Internet – IFSC Câmpus Garopaba
  • Gustavo de Souza Santana – Engenharia de Software – Unicesumar
  • Isadora Goulart Padilha Queiroz – Marketing – Univali
  • João Gabriel Aguiar de Amorim – Ciências Econômicas – UFSC
  • João Victor Soares Faust – Sistemas para Internet – IFSC Câmpus Garopaba
  • Kaynan Felipe Rodrigues Vieira – Sistemas para Internet – IFSC Câmpus Garopaba
  • Klarice Machado Pereira – Sistemas para Internet – IFSC Câmpus Garopaba
  • Lavinia Gesiane da Silva – Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Unopar
  • Manuela Toews Moreira – Ciência da Computação – PUC/RS e Unisul
  • Maychell dos Santos Kuver – Mecânica – EAMSC Marinha Florianópolis
  • Pedro Scherer Cavinatto – Engenharia Elétrica – UFSC Florianópolis
  • Pedro Souza Ricardo – Educação Física – UFSC Florianópolis
  • Vitória Trevisan Menezes – Arquitetura e Urbanismo – UFRGS e Engenharia de Energia – UFSC Florianópolis
ENSINO CÂMPUS GAROPABA

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