Aluna do Câmpus Lages representa IFSC no Desafio de Projetos em Brasília

EVENTOS Data de Publicação: 06 ago 2018 17:48 Data de Atualização: 08 ago 2018 13:28

A aluna Leandra Oliveira Xavier, da quarta fase da graduação em Processos Químicos do Câmpus Lages, foi convidada para representar o IFSC no Desafio de Projetos do ConectaIF 2018, que  tem como tema “Meninas na Ciência”. “É gratificante participar de um evento que valoriza as mulheres na ciência e o nosso potencial na área. Esse tipo de reconhecimento nos motiva a continuar na área”, afirma.

O ConectaIF é um evento organizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) e acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, de 7 a 10 de agosto. Cada instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica será representada por uma estudante.

O objetivo é fortalecer a relação entre a instituição e o mundo do trabalho. No evento, pessoas de diferentes áreas de atuação podem conversar, trabalhar em conjunto, demonstrar seu potencial e fechar parcerias, englobando a difusão de conhecimento com a participação efetiva de pesquisadores, professores e alunos, gestores, empresários, instituições parceiras e público visitante.

O Desafio de Projetos proposto no ConectaIF busca criar, a partir de uma lista de materiais, kits didáticos para o ensino das disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia no ensino médio. São quatro equipes - sorteadas no dia - com aproximadamente 10 estudantes. A apresentação acontece na sexta-feira, dia 10.

O professor de Informática do Câmpus Lages Renato Simões será responsável pela equipe de Biologia e explica o desafio. “Serão disponibilizados kits como: arduíno (equipamento de robótica) e material comum - régua, caneta, cartolina, cola e outros. A partir disso, as meninas terão que bolar produtos educativos”, completa. Em outubro, cinco alunas, uma de cada região do País, retornam para apresentar os resultados na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O evento é aberto e gratuito, e reúne, em um só local, of­icinas, mostras, workshops, rodas de conversa, protótipos de produtos, arte, cultura, desafi­os, palestras, competições, feiras, exposições e resultados de pesquisas.

EVENTOS CÂMPUS LAGES