Estudantes do Câmpus Criciúma disputam seletiva de Xadrez para os JESC

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 13 abr 2022 16:44 Data de Atualização: 13 abr 2022 16:47

Três estudantes dos cursos técnicos integrados do Câmpus Criciúma do IFSC participam nesta segunda-feira (18) da seletiva municipal do Xadrez para a disputa dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC). Eles foram selecionados após uma seletiva interna realizada no Câmpus.

Kauan Mariani Ferreira, do técnico em Química, Carlos Júnior Manarin Laurindo, de Mecatrônica, e Bianca Junkoscki Nagel, de Edificações, foram respectivamente primeiro, segundo e terceiro colocados na seletiva interna realizada entre os dias 5 e 6 de abril, reunindo dez alunos dos cursos de ensino médio técnico.

“Os três têm condições para passar na seletiva regional. Todos têm experiência em xadrez e já tiveram vitórias em outros torneios. O Kauan, por exemplo, é um dos melhores enxadristas do município de Criciúma”, afirma o professor de educação física, Marcelo Sant’Anna. “Vamos torcer para que possam representar muito bem o nosso Câmpus”.

Kauan, 16 anos, joga xadrez desde os oito. “Comecei a treinar mesmo com 11 anos. Atualmente eu jogo pela equipe de Criciúma disputando torneios municipais, estaduais, entre outros”, relata. O aluno está animado com a seletiva. “A minha expectativa para o Jesc está alta e minha meta é me classificar para a próxima etapa e poder representar o IFSC”, diz.

Quanto ao torneio interno do Câmpus, Kauan destaca a que gostou das relações que criou. “Foi muito legal e divertido ter participado e ganhado o torneio, mas acho que, mais importante que ter ganhado, foi a oportunidade de ter conhecido outras pessoas que também gostam do esporte”, complementa.

Bianca, que ficou em terceiro lugar no torneio interno, tem 15 anos. “Como jogo xadrez desde os meus seis anos de idade, essa é uma experiência muito interessante e divertida, que me permite adquirir novos conhecimentos sobre o jogo e socializar com pessoas diferentes”, conta. Ela já não jogava xadrez há algum tempo. “Estou muito contente em participar do JESC e, como os outros participantes, espero me classificar para a próxima fase, mas caso não aconteça estarei satisfeita por participar”, conclui.

CÂMPUS CRICIÚMA EVENTOS