O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte Catarinense divulga regulamento de 2022

EVENTOS Data de Publicação: 18 abr 2022 12:52 Data de Atualização: 18 abr 2022 17:26

Os produtores de vinho e suco de uva do Planalto Norte já podem selecionar as amostras para o concurso que avalia os melhores produtos da região. Conforme o regulamento divulgado nesta segunda-feira (18), as inscrições e coleta de amostras para o Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte Catarinense 2022 acontecem de 15 de julho a 30 de agosto.

Clique aqui para acessar o regulamento

O concurso tem quatro categorias: vinho de mesa tinto, vinho de mesa branco, vinho de mesa rosé e suco de uva tinto. A seleção dos três melhores de cada categoria será feita por uma equipe de especialistas em vinhos, como sommeliers, enólogos e engenheiros agrônomos.

Podem participar produtores de Bela Vista do Toldo, Campo Alegre, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Três Barras.

Para se inscrever, o produtor deverá elaborar um mínimo de 50 litros na categoria desejada. É importante lembrar que o produtor de vinho ou suco não precisa, necessariamente, ser o produtor da uva, o que viabiliza a participação dos produtores urbanos e vinícolas artesanais. A participação é gratuita.

Incetivo à produção

Realizado pelo Câmpus Canoinhas do IFSC em parceria com Epagri e Embrapa Clima Temperado – Estação Experimental de Canoinhas, o concurso vai além da premiação. Segundo o professor do IFSC e coordenador do projeto, Douglas Würz, os objetivos principais são reconhecer e estimular a elaboração de vinhos e sucos de boa qualidade, integrar os produtores e divulgar a produção da região, que tem grande potencial de geração de renda.

Ao final do concurso, todos os produtores participantes receberão laudo físico-químico das amostras apresentadas, relatórios individuais com os comentários dos jurados sobre os valores obtidos (se estão de acordo com a legislação e os índices considerados ideais) e recomendações técnicas para qualificar ainda mais a produção.

Resultados positivos

Este é o terceiro concurso realizado com caráter de premiação. No ano passado, o concurso recebeu 47 amostras de bebidas produzidas em onze municípios da região. Os vencedores foram:

Suco de uva

  • 1 – Elizeu Ulrich (Mafra)
  • 2 – Alcir Freisleiben (Porto União)
  • 3 – Elenir Grein (Monte Castelo)

Vinho tinto

  • 1 – Eduardo Irineu Novak (Canoinhas)
  • 2 – Elisandro Scolaro (Porto União)
  • 3 – Antônio Juraczek (Porto União)

Vinho branco

  • 1 – Família Heiden – vinho seco (Campo Alegre)
  • 2 – Família Heiden – vinho suave (Campo Alegre)
  • 3 – Enguelbert Luiz Adam (Papanduva)

Vinho rosé

  • 1 – Ernani Diegel Pfeiffer (São Bento do Sul)
  • 2 – Sergio Gassner (São Bento do Sul)
  • 3 – Jackson Zartor (São Bento do Sul)
EVENTOS CÂMPUS CANOINHAS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.