O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Movimento de Inovação: programação prevê uma série de atividades em São Lourenço do Oeste

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 20 abr 2022 16:41 Data de Atualização: 20 abr 2022 16:48

A comunidade de São Lourenço do Oeste e região tem uma grande oportunidade nos próximos meses: participar de uma série de atividades voltadas para a inovação. Isso porque foi lançado na região o Movimento da Inovação, coordenado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Associação Empresarial e Cultura de São Lourenço do Oeste (Acislo) e Unochapecó.

“Estamos neste projeto porque acreditamos no potencial da inovação, buscamos valorizar a qualificação e formação técnica e entendemos que os nossos próprios cursos têm grande potencial de transformar ideias e projetos em empresas e produtos que poderão ser comercializados no mercado. Por isso, participamos e coordenamos este movimento, e contamos com a participação cada vez maior da comunidade”, destaca o diretor-geral do Câmpus SLO do IFSC, Daniel Carossi.

A primeira atividade do Movimento da Inovação ocorreu no último dia 14 de abril, por meio de um “Bate papo sobre inovação” com Cleito Paris, CEO da IXC Soft, empresa que oferece solução completa para gestão de provedores de internet em um produto único.

Com foco em uma plateia essencialmente jovem, Paris mesclou sua história pessoal e profissional e procurou mostrar para os jovens que o processo de inovação requer mais comprometimento e persistência e menos imediatismo. “Quis trazer um pouco da essência e de como a pessoa se torna um empreendedor. Para exemplificar e eles entenderem melhor, trouxe exemplos e dificuldades que enfrentei ao longo da trajetória”, relatou.

Embora hoje esteja focado na área de sistemas, Paris explicou que ao longo da trajetória precisou inovar várias vezes e nem sempre esse processo esteve relacionado com tecnologia. Com esse gancho, mostrou para o público que o processo de inovação independe de questões tecnológicas. “Inovar é entender ou identificar uma dor da sociedade. Quando você consegue validar e resolver esse problema, você está inovando”, resumiu.

Entenda mais 

Esta foi apenas a primeira de uma série de atividades programadas para o ano de 2022. A ideia é que, por meio de uma agenda de atividades, ações e eventos, seja criada a cultura de inovação em São Lourenço do Oeste e região, especialmente nos jovens em idade acadêmica, professores e empresários.

Parte do movimento nasceu a partir da aprovação do projeto de pesquisa do Câmpus SLO do IFSC, “Ativação do Ecossistema de Inovação e Desenvolvimento da Cultura de Empreendedorismo em São Lourenço do Oeste e região”. Ele recebeu recursos de R$ 100 mil da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) para potencializar o movimento e a construção de uma cultura de inovação e empreendedorismo na comunidade da Amnoroeste, que compreende oito municípios. Conheça este projeto aqui.

“A iniciativa também busca aproximar as instituições de ensino, classes empresariais e comunidade em geral do ecossistema de inovação por meio da realização de eventos de inovação e empreendedorismo, na intenção de despertar o protagonismo de jovens empreendedores”, destaca Daniel Carossi, coordenador do projeto e diretor-geral do IFSC.

Programação prevista do Movimento de Inovação

Abril (14/04) - Momento de inovação – Despertando o interesse da comunidade – Convidado Cleiton Paris

Maio – Visita Parque Tecnológico em Chapecó

Junho – Workshop de Inovação – Integração e busca de soluções

Julho – Desafio da Inovação (atividade supervisionada/game de inovação)

Agosto – Visita a uma empresa inovadora e Innovation Day (Dia de inovação, experiência e imersão) – palestra de encerramento e confraternização.

___________

Por Rafaela Menin | Jornalista do IFSC, com informações da ACISLO

INSTITUCIONAL CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE PESQUISA NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.