Estudante do Câmpus Canoinhas é selecionada para intercâmbio nos Estados Unidos pelo programa Jovens Embaixadores

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 22 abr 2022 11:39 Data de Atualização: 25 abr 2022 11:53

A aluna do Câmpus Canoinhas Nathália Pereira foi selecionada para um intercâmbio nos Estados Unidos pelo programa Jovens Embaixadores 2022. Egressa do curso técnico integrado em Alimentos e caloura no superior de tecnologia em Alimentos, Nathália é a única catarinense na lista divulgada na quarta-feira (20), com 50 estudantes da rede pública do país.

“Minha expectativa é muito alta, de ter uma troca de conhecimento com os brasileiros dos outros estados que vão juntos e com as pessoas que vamos conhecer nos Estados Unidos. É uma oportunidade de conhecer os projetos e experiências deles, ver o que podemos tentar aplicar aqui na nossa realidade e o que podemos levar de experiência que aplicamos aqui e que deu certo”, comemora Nathália, aos 18 anos.

A viagem dos jovens embaixadores para os Estados Unidos será de 1 a 18 de julho deste ano. Durante esse período, eles passarão pela capital Washington, inclusive para a celebração da independência do país. Em seguida, serão divididos em grupos menores para uma experiência em outras cidades, onde participarão de oficinas sobre liderança e empreendedorismo, projetos de impacto social, reuniões com representantes governamentais e visitas a escolas da região para apresentações sobre o Brasil.

“É uma oportunidade incrível”, enfatiza Nathália. “É minha chance de viajar para outro país com todas as despesas pagas e, ainda mais, com um grupo de pessoas que também têm a visão de vida parecida, engajadas com a comunidade e que estão atuando pra trazer melhorias para a comunidade”, comenta.

Presidente do Grêmio Estudantil do Câmpus Canoinhas no último mandato e vereadora mirim em 2017, durante o ensino fundamental, a estudante tem o perfil ideal para o programa. Patrocinado pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, o Jovens Embaixadores busca estudantes da rede pública de ensino que pensam criativamente para desenvolver uma ideia, um produto ou serviço, com o objetivo de beneficiar não somente a si próprio, mas também a sua comunidade.

Além do perfil de liderança, boa relação em casa e na comunidade, o programa exige boa fluência oral e escrita em inglês, excelente desempenho escolar e que os candidatos nunca tenham viajado aos Estados Unidos, entre outros requisitos. Foram sete etapas de seleção que valeram o esforço e dedicação da estudante, que já havia tentado o edital do ano passado.

“Sempre tive vontade de viajar pra fora, conhecer outro país. E quando fiquei sabendo do programa, pensei ‘é a oportunidade perfeita’, porque financeiramente não tenho condições de bancar uma viagem como essa. Era algo muito longe da minha realidade, mas era um sonho muito grande de que um dia daria certo, que iria conseguir”, conta Nathália.

INSTITUCIONAL CÂMPUS CANOINHAS NEWS