Pular para o conteúdo

Notícias

IFSC e IPBeja estreitam relações

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 28 abr 2022 22:54 Data de Atualização: 23 mai 2022 14:56

Na última semana, uma comitiva com cinco professores do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) esteve em Santa Catarina participando de uma série de programações no IFSC. Além de visitar alguns câmpus do IFSC, os representantes do instituto português marcaram presença na inauguração da sede do Laboratório Lidere no Brasil e no VI Congresso Internacional de Branding, que está sendo realizado pelo Câmpus Lages. A intenção de ambas as instituições é ampliar a troca de conhecimento e oferecer mais oportunidades de intercâmbio para alunos e servidores.

A agenda da comitiva incluiu visitas à Reitoria e aos câmpus Florianópolis, Florianópolis-Continente, Lages e Urupema, que iniciaram na sexta-feira (22). Na quarta-feira (27), os professores portugueses participaram da inauguração da sede do Laboratório de Inovação em Desenvolvimento Regional e Empreendedorismo (Lidere) no Brasil. O Lidere é um projeto do Câmpus Lages em parceria com o IPBeja.

Na quarta e quinta-feira (28), os professores participaram do VI Congresso Internacional de Branding em Lages. O evento, que segue até sábado, é uma realização do Câmpus Lages do IFSC, em parceria com o Observatório de Marcas, Univates, MBA Internacional Branding & Business, Grupo de Pesquisas Sigmo/UFSC/CNPq e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina – Fecomércio.

Segundo o reitor do IFSC, Mauricio Gariba Júnior, a visita da comitiva do IPBeja foi muito importante para estreitar laços entre as instituições. “Estamos vendo outras possibilidades para poder trocar processos de inovação que estão sendo feitos em ambas as instituições”, relata. Gariba adiantou que, em breve, deve ser efetivado o programa de Dupla Titulação com o IPBeja para os cursos de Engenharia Química do Câmpus Lages e de Engenharia de Alimentos do Câmpus Urupema. Atualmente, o IFSC mantém parceria com o Instituto Politécnico do Porto (ISEP) para receber alunos dos cursos de Engenharia Elétrica do Câmpus Florianópolis e de Engenharia Mecânica do Câmpus Lages. 

Conheça melhor os programas de intercâmbio do IFSC

A presidente do IPBeja Maria de Fátima Nunes de Carvalho enalteceu a parceria que sua instituição mantém com o IFSC desde 2014 e avaliou a visita a Santa Catarina como excelente. “Pudemos pensar em linhas futuras de colaboração, especialmente com o Lidere” afirmou. 

Um dos resultados da visita foi um convite do IPBeja para que o IFSC participe da primeira semana do mestrado de desenvolvimento comunitário e empreendedorismo do IPBeja. “Provavelmente, participaremos com estudantes e professores para trocar experiências”, conta Gariba. A dirigente portuguesa disse que a intenção é que um grupo do IFSC curse, em janeiro de 2023, uma unidade curricular de empreendedorismo.

Em janeiro deste ano, o reitor do IFSC realizou uma viagem a Portugal para buscar mais parcerias e acordos para a instituição. A agenda incluiu o lançamento do projeto Lidere do IPBeja.  

INSTITUCIONAL

Nó: liferay-ce-prod03

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.