Câmpus Joinville entrega premiação a medalhistas de olimpíadas de matemática

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 04 mai 2022 19:29 Data de Atualização: 20 mai 2022 11:38

Bem mais que representação física por uma conquista pessoal e coletiva, as medalhas e certificados em olimpíadas do conhecimento valem pontos em muitos processos seletivos e são diferenciais no currículo acadêmico. Para dar visibilidade aos alunos premiados nos últimos anos, que não puderam receber durante o período de atividades não presenciais, o Câmpus Joinville realizou nesta semana a entrega de medalhas e menções honrosas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2019, Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (Omif) 2020 e IF Olimpíada de Matemática (Ifomat) 2020.

Gabriel Henrique Colzani, Raul Victor Duarte Grando, Bianca Retzlaff e Arthur Longhi nem estudavam no IFSC quando fizeram a prova da Obmep, em 2019. Mesmo assim, foi no Câmpus Joinville que receberam suas condecorações, instituição que escolheram para fazer o ensino médio técnico e seguir participando de olimpíadas de matemática.

“Os problemas de matemática me motivam a correr atrás de respostas”, explica Arthur. “É legal poder entender as coisas e consigo ter este entendimento melhor na matemática”, diz Bianca. “Gosto muito de estudar números. Tenho mais facilidade nesta área”, fala Arthur. “Quero seguir no ramo da educação de matemática. E as olimpíadas são um caminho”, enfatiza Gabriel.

Este mesmo entusiamo pela matemática e pelas olimpíadas do conhecimento é compartilhado pelo egresso Romero Perardt Magalhães Brito. Formado no técnico integrado em Mecânica em 2020 e acadêmico de Engenharia de Controle de Automação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, Romero pediu para a mãe, Roselane Perardt, vir buscar as medalhas de bronze da Obmep e Omif.

“Em casa, ele sempre teve incentivo para estudar, o apoio de pai e mãe. Mas o interesse pela matemática e pelas olimpíadas veio dele, que ia atrás das oportunidades”, conta a mãe de Romero. “Para ele, as olimpíadas foram importantes. Que os outros alunos também se sintam motivados a participar”, incentiva.

“Desde a implantação dos cursos técnicos integrados, em 2011, o Câmpus Joinville sempre se destacou nas olimpíadas do conhecimento, especialmente nas de matemática”, comenta o professor Paulo Amaro Santos, lembrando que o placar de medalhas deve aumentar com as medalhas da Obmep e Omif do ano passado. Elas serão entregues quando chegarem.

Inscrições abertas

Para a Obmep deste ano, o Câmpus Joinville já está inscrito. As provas acontecem nos dias 7 de junho (1ª fase) e 8 de outubro (2ª fase). Os alunos interessados em participar ou em obter informações podem entrar no grupo de whats criado pelo professor Paulo Amaro.

Clique aqui para acessar o grupo

Premiações entregues

Ifomat 2020

• Medalha de prata: Pedro Gustavo Rieck