IFSC apresenta carro elétrico e outros projetos inovadores da ExpoFemi 2022

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 06 mai 2022 10:39 Data de Atualização: 06 mai 2022 16:17

O Câmpus Xanxerê do Instituto Federal de Santa Catarina (ISC) participa, de 30 de abril a 08 de maio, da Feira Estadual do Milho 2022 (ExpoFemi). O evento é realizado desde 1982, em Xanxerê, cidade considerada oficialmente como a capital catarinense do milho.

São esperadas 150 mil pessoas na feira e o IFSC, como instituição de educação pública, faz questão de expor seus projetos em um estande da Praça da Inovação e se aproximar da comunidade durante os nove dias de evento. "Trouxemos para a feira projetos desenvolvidos dentro do nosso câmpus e também em outras unidades do IFSC que foquem em soluções para os problemas da comunidade, nos conectando com o tema da feira que é a inovação", ressalta o diretor-geral do Câmpus Xanxerê, Ricardo Zanchett.

Sob a coordenação da Coordenadoria de Relações Externas do câmpus, os projetos apresentados por professores e estudantes durante a feira são os talheres ergonômicos para serem usados por crianças com alguma deficiência; alimentos funcionais (hidromel de hibisco, cerveja artesanal com pimenta rosa e batata yacon, doce de leite adicionado de biomassa de banana verde); máquina de ensaio de fadiga; impressora 3D (manufatura aditiva); filtragem por capilaridade (projeto que ganhou concurso e foi para o espaço com a Nasa); pêndulo invertido (IFSC Câmpus Chapecó).

Ainda focado na inovação, o IFSC também expõem durante a ExpoFemi um carro elétrico, desenvolvido pelo Polo de Inovação Embrapii do IFSC. Além de ficar exposto para o público, os professores do polo, Rubipiara Cavalcante Fernandes e Ricardo Luiz Alves, também realizaram uma palestra, na quinta-feira (05), com o tema "O Polo de Inovação do IFSC e as oportunidades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na área de Sistemas Inteligentes de Energia".

INSTITUCIONAL CÂMPUS XANXERÊ INOVAÇÃO PESQUISA NEWS