Extensão em números: Câmpus Canoinhas desenvolveu 181 atividades com a comunidade nos últimos 4 anos

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 06 mai 2022 12:58 Data de Atualização: 06 mai 2022 13:05

105 projetos, 40 eventos e 36 cursos. No total, foram 181 atividades de extensão realizadas pelo Câmpus Canoinhas nos últimos quatro anos, de 2018 a 2021. O relatório da Coordenadoria de Extensão, Comunicação e Relações Externas do Câmpus Canoinhas traz todas as atividades de relacionamento de seus estudantes e educadores com a comunidade externa, para além das atividades em sala de aula.

Conforme o coordenador de Extensão do Câmpus Canoinhas, Jorge Armindo Sell, este movimento vivo de levar educação, ciência e tecnologia para fora dos muros do IFSC mobilizou 1.227 alunos, 453 professores e 75 técnico-administrativos, neste período.

Ele lembra que a Extensão também é responsável por fomentar o orçamento do câmpus, para aquisição de materiais e equipamentos, e incrementar a renda dos estudantes, por meio do pagamento de bolsas à maioria dos alunos extensionistas.

Entre 2018 e 2021, 68 das 181 ações receberam financiamento (37,57%). Foram R$ 379 mil reais, aproximadamente, em recursos destinados ao Câmpus Canoinhas via editais. Do montante, R$ 216 mil reais foram revertidos para pagamento de bolsas para estudantes.

Com a retomada das atividades 100% presenciais após dois anos de atividades remotas, a expectativa é de retomar também o número de atividades de extensão, que vinha apresentando crescimento significativo antes da pandemia.

Relatórios anuais

• 2018: 45 atividades de extensão (29 projetos, 5 eventos e 11 cursos)
  • 2019: 64 atividades de extensão (34 projetos, 13 eventos e 17 cursos)
  • 2020: 32 atividades de extensão (18 projetos, 12 eventos e 2 cursos)
  • 2021: 40 atividades de extensão (24 projetos, 10 eventos e 6 cursos)

Clique aqui para acessar a página das atividades de extensão do Câmpus Canoinhas

O que é extensão

A Extensão do IFSC reúne estratégias de relacionamento de seus estudantes e educadores com a comunidade externa. Para isso, promove anualmente centenas de atividades planejadas para tirar ideias do papel, transformar um pensamento em ação, prototipar uma engenhoca ou movimentar uma turma em torno de um objetivo. E sabe o que é mais bacana? Tudo é feito em parceria com estudantes, professores e cidadãos externos.

Com esse movimento vivo entre ensino e pesquisa, a Extensão dá significado aos conteúdos da sala de aula e coloca em xeque continuamente as certezas da ciência, reorientando avanços sempre próximos da realidade do entorno de seus 22 câmpus.

Para informações sobre extensão no Câmpus Canoinhas, o contato do professor Jorge é o e-mail extensao.canoinhas@ifsc.edu.br.

CÂMPUS CANOINHAS EXTENSÃO NEWS