O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Quadra poliesportiva do Câmpus Palhoça Bilíngue é inaugurada oficialmente

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 10 mai 2022 17:55 Data de Atualização: 31 out 2022 10:43

A quadra poliesportiva do Câmpus Palhoça Bilíngue foi inaugurada oficialmente em cerimônia realizada na segunda-feira, dia 9. Ela teve toda a primeira etapa de construção concluída e está apta a receber aulas de educação física dos cursos técnicos integrados do câmpus e atividades curriculares e extracurriculares destinadas às comunidades interna e externa ao IFSC.

A primeira etapa da obra teve um custo de R$ 314 mil e foi realizada com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Hélio Costa. O espaço de 537 metros quadrados fica perto do estacionamento nos fundos do terreno do câmpus, onde antes funcionava um espaço improvisado para prática de esportes.   

Já está prevista uma segunda etapa, em que a quadra vai receber cobertura e melhorias como arquibancada, vestiário e salas de apoio para as aulas. O projeto arquitetônico para a segunda fase já foi aprovado, e os projetos complementares devem ser contratados ainda este ano. O câmpus ainda busca recursos para viabilizar essa etapa, no valor total de R$ 1,4 milhão, e, por isso, um documento de solicitação de apoio foi entregue ao deputado Hélio Costa.

“A ideia é que a quadra seja um espaço multifuncional, que a gente possa usar também para eventos do câmpus”, explica a diretora-geral do Câmpus Palhoça Bilíngue, Eliana Cristina Bär. Inaugurado em 2013, o Câmpus Palhoça Bilíngue ainda não possui um auditório ou local específico para realização de eventos e formaturas.

Além das aulas, a quadra pode receber também atividades da Associação de Surdos de Palhoça (Aspa) e treinos de equipes de surdos que participam de competições. Na última Surdolimpíada Nacional, por exemplo, três professores do Câmpus Palhoça Bilíngue representaram Santa Catarina nas modalidades basquete, vôlei de areia e vôlei de quadra. “É um espaço para que a comunidade surda possa se inserir e participar de atividades esportivas”, comentou, na cerimônia de abertura, o professor Fábio Irineu da Silva, um dos participantes da Surdolimpíada Nacional (vôlei de quadra).

Barreira

“Essa quadra foi um sonho que perpassou três gestões do câmpus”, lembrou Eliana, que dirige o Câmpus Palhoça Bilíngue desde 2020. Uma das barreiras encontradas para a construção dela era o zoneamento do terreno do câmpus. Para que fosse possível a construção de uma quadra coberta, o Câmpus Palhoça Bilíngue precisou articular com o legislativo palhocense a mudança do zoneamento do terreno, de área residencial para área mista, igual ao da fábrica de água mineral que fica ao lado. Com isso, o total de área construída permitida no terreno passou de 50% para 75% - e só é considerada área construída aquela que é coberta. A mudança no zoneamento foi aprovada, junto com outras mudanças no Plano Diretor da cidade, em julho de 2020 pela Câmara Municipal de Palhoça.

Confira na página do Câmpus Palhoça Bilíngue no Facebook e no perfil no Instagram fotos da cerimônia de inauguração da quadra. 


 

INSTITUCIONAL

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.