Pesquisa e Extensão

Para quem quer ir além da sala de aula

O IFSC conta com programas que buscam fomentar as atividades de Pesquisa e Extensão, articuladas ao Ensino, de maneira a contribuir com o desenvolvimento social das regiões em que os câmpus estão instalados. Nossos estudantes podem desenvolver projetos como bolsistas, participar de eventos e capacitações e receber incentivos para desenvolver suas próprias ideias.  Procure seus professores ou a coordenação do seu curso para mais informações e veja alguns das oportunidades oferecidas abaixo.

E se quiser ficar por dentro de eventos e cursos gratuitos do IFSC oferecidos por meio de projetos de extensão, acesse nosso Sistema Integrado de Gestão.

Protagonismo Discente

O edital visa apoiar o protagonismo discente por meio da realização de atividades de extensão do tipo “projeto”, os quais, atreladas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, visam atender a demandas específicas das comunidades do entorno do IFSC e contribuir com a formação técnica e cidadã de discentes extensionistas. 

Edital PROEX nº12/2022 (17/05/2022)

Edital PROEX nº12/2022 (retificado em 26/05/2022)

Edital PROEX nº12/2022 (retificado em 11/07/2022)

Edital PROEX nº12/2022 (retificado em 27/07/2022)

Resultado final (retificado em 27/07/2022)

Chamada interna para artigos do 40º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul

O edital visa selecionar artigos científicos para representar o IFSC no 40º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS) é organizado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O evento é organizado pela Universidade Federal da Fronteira Sul  (UFFS), por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), que representa a Comissão Organizadora do evento. O evento ocorre nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2022, com atividades a serem realizadas em formato remoto, via plataforma cisco webex e transmissão pelo canal PROECTV do Youtube. O tema central será “O Estado da Arte da Extensão na Região Sul do Brasil”, pautada nas experiências e transformações da Extensão Universitária, bem como nos desafios e caminhos a seguir.

O SEURS tem como objetivos promover, discutir e disseminar a extensão universitária, por meio do intercâmbio entre as Instituições Públicas de Ensino Superior do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; estimular o diálogo interinstitucional e a troca de experiências entre  extensionistas e destes com a comunidade e fortalecer a prática extensionista.

Edital PROEX nº18/2022 (14/07/2022)
Edital PROEX nº18/2022 (21/07/2022)
Edital Proex 18/2022 (retificado em 08/08/2022)

Edital 31/2022/PROEN-DIREN/PROPPI-DPPG

O edital tem por objetivo promover o desenvolvimento de projetos de pesquisa e/ou inovação na perspectiva da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, voltados à Educação de Jovens e Adultos, cujos objetos de pesquisa sejam: Mobilização, Formação continuada, Cursos de Ensino Fundamental ou Médio Integrado à Qualificação Profissional, Produção de Material Didático, Monitoramento da Permanência, Encontro Regional, ou seja, estudos que estejam vinculados ao PROJETO BÁSICO PARA DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (Projeto EJA-EPT). 

Há a disponibilização de bolsas discentes de pesquisa para os projetos selecionados. 

 

Edital 31/2022/PROEN-DIREN/PROPPI-DPPG - retificado 09/08/2022

Editais do Polo de Inovação Embrapii do IFSC

O Polo EMBRAPII IFSC (PE-IFSC) está instalado no Câmpus Florianópolis e constitui-se em um polo de pesquisa e inovação em Sistemas Inteligentes de Energia, vinculado à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs)

O Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS) é realizado anualmente e permite a participação de estudantes do IFSC. Cada Instituição Pública de Ensino Superior pode inscrever um número determinado de trabalhos e estes são selecionados internamente pelo IFSC, com o estabelecimento de critérios próprios, considerando o Regulamento do evento e a disponibilidade de vagas. 

Voltar ao Topo