Site map Site map

Como se preparar para o Exame de Classificação do IFSC?

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 02 out 2019 10:16 Data de Atualização: 02 out 2019 10:58

Se inscreveu para o nosso Ensino Médio Técnico e agora está desesperado porque descobriu que tem que fazer uma prova de seleção?

Meme Chjco Buarque Feliz e Triste

Calma! Montamos esse post pra te ajudar a se preparar para nosso Exame de Classificação.

Vamos começar por uma informação básica, que não é exatamente sobre o conteúdo da prova, mas que é muito importante que vocês conheçam: o calendário com as etapas do processo seletivo!

calendário do mês de outubro com o dia 20 assinalado

9/10 – Publicação da lista com as inscrições válidas
15/10 (a partir das 18h) – Divulgação do resultado da solicitação de atendimento especial para realização da prova
15/10 (a partir das 18h) – Divulgação do local de prova e confirmação da inscrição
15/10 – Divulgação da relação de cursos que não terão aplicação de prova
20/10 (às 14h) – Realização do Exame de Classificação
21/10 (a partir das 18h) – Divulgação do gabarito preliminar da prova
21 e 22/10 – Solicitação de recursos da prova
08/11 (a partir das 18h) – Divulgação do gabarito definitivo da prova após análise dos recursos
06/12 – Divulgação dos candidatos aprovados em 1ª chamada
22 a 24/01/2020 – Matrícula dos candidatos aprovados em 1ª chamada

Ok, já tô ciente das datas. E agora, como preparo para o dia 20, que é quando será realizada a prova? Temos algumas dicas logo abaixo pra você.

1) Conheça a prova que você vai fazer

Antes de se preparar para um jogo, precisamos conhecer nosso adversário, certo?! Mas calma, a prova não será uma adversária se você conhecer como ela funciona antes.

Nossa prova é dividida em 20 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Matemática e 10 de Língua Portuguesa. Fácil, né? Aí temos a dica 2, logo abaixo.

Meme "Estou vendo você com dúvidas sobre o processo seletivo e nem leu o edital"

2) Informe-se sobre os conteúdos que podem ser cobrados na prova

Antes de começar, você precisa saber para que estudar pra não ficar perdido vendo um monte de coisas que talvez nem sejam conteúdo da prova.

Todas as nossas provas têm um conteúdo programático pré-definido, que é disponibilizado junto com o edital de abertura de vagas. Esse conteúdo está disponível no Anexo V do Edital de Ingresso. Clique aqui para consultar.

3) Consultar as provas antigas que foram realizadas pelo IFSC

Ok, já conheço os conteúdos que podem cair na prova, mas e se eu pudesse dar uma olhadinha nas provas anteriores para ter uma ideia de como funciona uma prova dessas? Fácil, no site do IFSC você encontras as provas dos exames de seleção realizados pelo IFSC nos últimos ingressos. É só acessar https://www.ifsc.edu.br/provas-e-gabaritos e escolher as que você quer consultar.

Elas podem te ajudar a testar os conhecimentos nos conteúdos que são possíveis de serem cobrados nas próximas provas, além de servirem como material de apoio para você estudar. E claro, se essa é a primeira prova de seleção que você está fazendo, vai te ajudar a ter uma ideia de como funciona.

4) Assistir as videoaulas e fazer os simulados do Vou pro IFSC

Já li o edital, procurei as provas antigas, mas queria testar meus conhecimentos um pouco mais e de repente fazer umas aulinhas de reforço. Muito bem, parece um plano ótimo! E você sabia que há um curso que te ajuda a estudar para o exame de seleção? O Vou pro IFSC foi desenvolvido como um projeto de mestrado de uma aluna nossa e é um curso preparatório on-line e totalmente gratuito. Acesse o site, cadastre-se, e tenha acesso a videoaulas, simulados e espaços de interação.

Print do site "vou pro IFSC"

5) Leia as instruções para o dia da prova

Mas não adianta você estudar, testar seus conhecimentos, se sentir preparado para o exame de seleção, e dar bobeira no dia da prova! Então, no dia 20 de outubro, lembre-se de chegar com antecedência de pelo menos 30 minutos no local de realização da prova (lembrando que a prova começa pontualmente às 14h). Você terá três horas para realizar a sua prova.

Leve caneta esferográfica transparente com tinta preta ou azul e tenha em mãos um documento original oficial de identificação com foto (no edital estão listados os documentos aceitos e também o que fazer caso você não tenha seu documento original por algum motivo, como perda ou roubo).

No dia da prova, não é permitido consultar qualquer material nem usar calculadoras, relógio, boné, óculos escuros, celulares, smartphones, tablets ou qualquer outro tipo de recurso eletrônico, exceto o uso de aparelhos de surdez e outros, mediante atestado médico.

Imagem com dicas para a prova

Depois da prova, é só acompanhar a divulgação do gabarito, no dia 21 de outubro, e do resultado, no dia 6 de dezembro. E se tudo der certo, você será nosso aluno em 2020! Aí não deixe de fazer a matrícula, que será realizada de 22 a 24 de janeiro de 2020. Já estamos ansiosos pra receber vocês por aqui!

imagem com, menino abanando dentro de uma escola

Se você gostou, deixe um comentário e compartilhe este post.

Assine o blog

Se você quiser receber nossos posts por e-mail sempre que publicarmos, deixe seu e-mail no nosso cadastro.

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC