Publicador de Conteúdos e Mídias

Como os esportes colaboram para uma formação cidadã?

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 24 ago 2022 09:24 Data de Atualização: 24 ago 2022 09:50

O esporte é importante para estimular o desenvolvimento de habilidades sociais e pessoais. No IFSC, investimos em modalidades esportivas como formas de estimular a integração, a responsabilidade, o comprometimento e a busca por uma vida saudável. Esse estímulo, inclusive, já impulsionou estudantes a se tornarem atletas profissionais, descobrindo o gosto pelo esporte nos Jogos do Instituto Federal de Santa Catarina (JIFSC).    

No post de hoje, vamos falar sobre a importância do esporte para a formação dos alunos, sobre o JIFSC e o eJIFSC. Para isso, conversamos com os professores de educação física Paulo Fonseca, do Câmpus Itajaí, Eder Ferrari, do Câmpus Chapecó, Carmem Beck, do Câmpus Palhoça Bilíngue, e o coordenador da comissão do eJIFSC 2022, Rafael Seiz, do Câmpus Joinville.

Esporte, inclusão e formação cidadã

Por meio do esporte, os alunos aprendem sobre responsabilidade, comprometimento, hábitos de vida saudáveis e, cada vez mais, inclusão. Aqui no IFSC, o esporte é visto ainda como uma ferramenta educacional muito poderosa e não é à toa que a atividade física é fomentada dentro e fora da nossa instituição.

Inclusive, a comunidade também pode se beneficiar da prática de atividades físicas por meio de projetos de extensão realizados pelo IFSC. Dentre eles, podemos citar o Projeto Bússola na Trilha certa, realizado no Câmpus Itajaí e que estimula a prática de modalidades esportivas ao ar livre, e também o Bike IFSC, no Câmpus Xanxerê, que busca incentivar o uso da bicicleta como meio de locomoção.

Para os alunos, além dos projetos de extensão, existem ainda outras iniciativas que fomentam a prática esportiva. Os estudantes dos cursos técnicos integrados, por exemplo, cursam a disciplina de Educação Física, na qual têm contato com as mais variadas modalidades esportivas e são incentivados a adotar hábitos de vida saudáveis. Além disso, o IFSC realiza anualmente desde 2012 os Jogos do Instituto Federal de Santa Catarina (JIFSC), que já despertaram a paixão pelos esportes em muitos alunos e foram o ponto de partida para que alguns deles se tornassem atletas profissionais.

-> Espia só um pouco da energia do JIFSC nestas fotos de 2019

E esse é o caso de Ketllyn Zanette, egressa do curso técnico integrado em Informática do Câmpus Chapecó, ela se tornou atleta profissional a partir da prática que começou nas aulas de educação física:


O estímulo à prática esportiva faz parte da formação estudantil por diversos motivos. O professor de educação física do Câmpus Itajaí, Paulo Fonseca, reforça que o esporte é fundamental para estimular hábitos de vida saudáveis que serão levados por toda a vida. Além disso, ele é uma importante ferramenta de crescimento pessoal, autoconhecimento, disciplina e foco nos objetivos, características aprendidas por meio do esporte e que podem ser aplicadas em todas as áreas da vida. Paulo explica que o envolvimento dos alunos nas práticas esportivas tem um papel importante: 

“Isso tem um papel importante para que o aluno permaneça na instituição, que tenha êxito no curso em que está matriculado. Isso porque ele se sente acolhido pela instituição. Ele cria uma identidade com o IFSC e isso faz com que melhore o seu desempenho acadêmico, melhore o seu próprio comportamento dentro do câmpus e ele passa a entender que tem a responsabilidade de representar a instituição. Esses fatores são importantes para a formação do aluno como ser humano, esse senso de comprometimento com as atividades de treinamento e a responsabilidade de estar representando a sua instituição em eventos esportivos. Para a instituição, isso é muito importante porque tem um aluno feliz, alegre de estar estudando e fazendo parte dela, sendo ainda uma forma de acolhimento”. 

-> Veja a pesquisa sobre a influência dos Jogos de Integração (JIFSC) no comportamento ativo entre os alunos

Para além do acolhimento, o esporte é uma forma de inclusão. Isso porque o objetivo da atividade física/esporte/educação física no ambiente escolar deve ser a ampliação do acervo motor dos estudantes e deve possibilitar a prática para alunos com menos ou mais habilidades. A professora de educação física do Câmpus Palhoça Bilíngue, Carmem Beck, reforça que a inclusão no esporte acontece somente quando conseguimos oportunizar a prática para alunos com diferentes habilidades técnicas ou táticas, ou seja, o esporte deve se adaptar às possibilidades dos alunos.

A professora cita o caso dos alunos surdos, em que a aula deve ser ministrada em Libras e na qual as estratégias metodológicas devem priorizar a linguagem visual. Ela conta que no Câmpus Palhoça Bilíngue alunos surdos e ouvintes têm se encontrado em momentos de lazer por meio do esporte de participação, o que proporciona uma maior integração, estimulando os estudantes ouvintes a desenvolver a Língua Brasileira de Sinais, a partir do contato com os alunos surdos.

Para Carmem, a educação física deve ser percebida na instituição como área estratégica para a inclusão, permanência, êxito e saúde dos alunos. E, para que alcance cada vez mais estudantes, os jogos devem ser mais inclusivos:

“A ênfase deve ser dada ao esporte de participação, o qual possibilita o envolvimento de todos os estudantes, com mais ou com menos habilidades técnicas, e desperta o gosto pela atividade física. Isso pode acontecer adaptando regras, incluindo equipes mistas ou outros tipos de atividades e não somente o esporte balizado por regras oficiais. Perceber-se com mais habilidade e aptidão aumenta a possibilidade do adolescente ser um adulto fisicamente ativo, estratégia importante tendo em vista que um terço da população mundial não cumpre as recomendações de atividade física preconizada pela Organização Mundial da Saúde. A escola é, portanto, o local mais estratégico para o combate da pandemia da inatividade física e a vivência real da inclusão”.

Outra iniciativa que também contribuirá para a inclusão dos alunos por meio do esporte é o projeto de extensão “Oficinas de fomento à prática de esportes por pessoas com deficiência” do Câmpus São José. O objetivo é fomentar a prática de esportes a pessoas com deficiência, tendo como porta de entrada a prática de artes marciais. O projeto disponibilizará treinos no câmpus para atender a comunidade externa e os alunos PCDs que se interessarem nas aulas adaptadas.

-> Conheça mais sobre o projeto “Oficinas de fomento à prática de esportes por pessoas com deficiência” clicando aqui

Inclusive, tornar o esporte no IFSC cada vez mais inclusivo é uma das metas da equipe organizadora dos Jogos do Instituto Federal de Santa Catarina, nosso famoso JIFSC, como explica o professor de educação física do Câmpus Itajaí, Paulo Fonseca. Segundo ele, o projeto para o JIFSC é ampliar as possibilidades de participação, visto que o esporte é também uma ferramenta educacional importante e precisa atender a todos. Para isso, a perspectiva para o futuro é incluir cada vez mais os estudantes, ampliando o escopo para além das competições e oferecendo também oficinas, com o viés de estimular a participação e a prática corporal, aproveitando assim toda a potencialidade do esporte para a formação dos alunos para além das salas de aula. 

JIFSC: a competição do IFSC

Os Jogos do Instituto Federal de Santa Catarina, conhecidos como JIFSC, surgiram com o objetivo de “oportunizar o acesso ao esporte educacional, produzindo conhecimento sobre a cultura corporal, promovendo a inclusão e contribuindo com o desenvolvimento integral dos estudantes de todos os câmpus do IFSC", como reforça o professor de educação física do Câmpus Chapecó, Eder Ferrari, ao citar o artigo 3º do regulamento dos Jogos

Arte JIFSC

A primeira competição do JIFSC aconteceu em 2012 na cidade de Florianópolis. O evento surgiu como uma demanda dos alunos, como explica o professor de educação física do Câmpus Itajaí, Paulo Fonseca. Até 2011, apenas o Câmpus Florianópolis representava o IFSC nos Jogos dos Institutos Federais (JIF), e com a criação de outros câmpus essa definição não parecia justa, por isso foi organizada uma forma para que alunos de outros câmpus também pudessem ter a chance de participar do JIF. 

Para isso, organizou-se o 1º JIFSC, em 2012, uma pré-seleção para o JIF. Naquele ano participaram 290 alunos nas modalidades futsal, vôlei de quadra, vôlei em dupla, basquetebol, handebol, atletismo, xadrez, tênis de mesa. Como foi a primeira edição, puderam participar alunos matriculados em qualquer curso com até 21 anos de idade, regra prevista para possibilitar a participação posterior no JIF.

No ano seguinte, em 2013, o 2º JIFSC já contou com aproximadamente 700 alunos, divididos entre cursos integrados e demais formas de oferta - essa divisão é feita por conta das diferenças etárias e físicas dos estudantes dos integrados em relação aos demais cursos, e também pela limitação de idade para participação no JIF, então os jogos dos integrados servem como seletiva, enquanto os dos demais cursos não. Em 2016, o número de participantes chegou a cerca de 1600, o que tornou necessário modificar a organização dos Jogos para que a estrutura logística e de competição comportasse todos os atletas e todas as competições. 

Para isso, a partir de 2017 foram criadas as seletivas regionais para os Jogos e o evento passou a contar com três fases:

  • 1º fase (câmpus) - articuladores são nomeados para divulgar os Jogos e fazer seletivas para formação das equipes que vão disputar a etapa regional. 
  • 2º fase (regional) - após a formação das equipes pelos câmpus, é realizada a fase regional, em que os câmpus da região competem entre si. As regionais são divididas em seis: Sul, Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto e Oeste. Os vencedores das etapas regionais se classificam para participar da fase estadual. 
  • 3º fase (estadual) - as modalidades classificadas nas 6 regionais, mais os esportes individuais, são disputadas na fase estadual. No caso das competições dos cursos técnicos integrados, os campeões do estadual formam a equipe do IFSC que participará dos Jogos dos Institutos Federais da Região Sul (JIFSul), e que poderão posteriormente participar dos Jogos dos Institutos Federais (JIF), uma competição nacional.

Veja um breve histórico do evento:

 

Até 2019, qualquer estudante regularmente matriculado no IFSC podia participar do JIFSC. Em 2020 e 2021 não houve Jogos por causa da pandemia de Covid-19. O JIFSC está sendo retomado neste ano, mas apenas os alunos de cursos técnicos integrados poderão participar em função de limitações orçamentárias. A expectativa é que nos próximos anos os Jogos possam voltar a contemplar também os demais estudantes do IFSC.  

O professor Eder reforça que os Jogos não apenas possibilitam o conhecimento mais aprofundado sobre as modalidades esportivas, mas, principalmente, permitem a convivência diária nos treinos, e a participação em competições contribui com um aprendizado social para além do que é oportunizado cotidianamente nas aulas de educação física. E não apenas isso, as competições são importantes também para o IFSC, que pode oferecer uma formação integral dos estudantes, oferecendo meios estratégicos de permanência e êxito. 

Nesse sentido, o IFSC tem fomentado outras práticas que também trabalham os valores de responsabilidade, espírito de equipe, colaboração etc. E um dos aperfeiçoamentos que já aconteceram foi a criação do eJIFSC, uma competição que inclui também quem não é muito fã de atividades físicas. 

eJIFSC: jogos virtuais

O campeonato de Jogos Eletrônicos do Instituto Federal de Santa Catarina (eJIFSC) surgiu durante a pandemia de Covid-19, quando não foi possível organizar campeonatos esportivos presenciais. A saída então foi organizá-los de maneira virtual. Apesar de campeonatos de jogos virtuais não serem novidade aqui no IFSC, eles geralmente aconteciam de maneira isolada em alguns câmpus. Com o eJIFSC, as competições passaram a incluir todos os câmpus e as disputas se tornaram estaduais.

Para participar, é necessário ser aluno devidamente matriculado no IFSC. A seleção acontece em duas etapas: primeiro, os interessados fazem a pré-inscrição com o articulador do eJIFSC do câmpus, e depois é feita uma seleção interna para compor o time que vai competir pelo câmpus. O número de selecionados é estipulado de acordo com o número de matrículas de cada câmpus e se subdividem nas categorias: em grupo ou individual. 

Em 2022, os jogos em grupo foram League of Legends e Free Fire; e na categoria individual, Xadrez online Lichess. O coordenador da comissão do eJIFSC 2022, Rafael Seiz, explica que a meta para os próximos anos é incluir outras modalidades para contemplar mais estudantes. Rafael reforça:

“O eJIFSC é importante para promover o espírito de equipe, a boa competitividade e o bem estar emocional e mental dos alunos, além de incluir nestes espaços aqueles que talvez não gostem tanto das modalidades esportivas clássicas, promovendo portanto além dessa inclusão, um espírito de inovação e tecnologia para as práticas de ensino-aprendizagem, e uma abertura no meio educacional para promover o nascente cenário dos esportes eletrônicos e quebrar barreiras e preconceitos que existem em relação aos jogos digitais”.

Também quero participar

Se você chegou até aqui e ficou empolgado para participar dos nossos Jogos, atingimos o objetivo deste post 😉

O primeiro passo para isso é você se envolver nas atividades esportivas disponíveis no seu câmpus, seja por meio das aulas de educação física - para quem faz um curso técnico integrado - ou por meio de projetos existentes em cada câmpus. Informe-se com os professores de educação física e com o setor pedagógico sobre as possibilidades. E se você não curte as competições presenciais, também pode participar do eJIFSC, só começar a treinar!

Depois é só acompanhar nossos canais para saber das novidades e inscrições abertas. Já destacamos aqui o site dos eventos, onde as informações são sempre atualizadas: JIFSC e eJIFSC.

E para quem, por enquanto, não curte fazer esportes, tem sempre lugar na arquibancada para assistir e torcer. Basta acompanhar as transmissões que fazemos do evento no nosso canal no YouTube

Receba nossos posts

Se quiser ver tudo o que já publicamos no Blog do IFSC, clique aqui.

Você também pode receber nossos posts no seu e-mail sempre que forem publicados fazendo seu cadastro aqui.

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC BLOGS