Como ingressar em um curso de graduação do IFSC?

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 08 set 2022 09:16 Data de Atualização: 20 fev 2024 09:11

Há alguns anos, a prova de vestibular era a principal forma de ingresso em um curso de graduação. Com o surgimento do Exame Nacional do Ensino Médio, algumas instituições passaram a utilizar a nota do Enem como forma de seleção - posteriormente, por meio do Sistema de Seleção Unificado, o Sisu - e até o histórico escolar.

O IFSC acompanhou este movimento e, em 2018, deixou de realizar seu vestibular para ter um ingresso 100% via Sisu. Mas, em 2022,  voltamos com o vestibular e em grande estilo: junto com a UFSC! A parceria deu tão certo que em 2023 foi mantido o vestibular unificado e o processo ganhou mais uma instituição: o Instituto Federal Catarinense, o IFC.

Para esclarecer todas as dúvidas, no post de hoje vamos explicar como você pode ingressar em um curso de graduação do IFSC.

Quem pode fazer um curso de graduação no IFSC?

Para ingressar em um curso de graduação, é preciso ter concluído o Ensino Médio até a data de matrícula - e isso vale para quem faz  o Ensino Médio "tradicional" em qualquer instituição de ensino - seja pública ou privada -; um curso técnico integrado ao Ensino Médio aqui no IFSC ou em outro lugar; ou ainda para que presta algum exame que dê a certificação de conclusão do Ensino Médio, como o Encceja.

-> Saiba como funciona a certificação pelo Encceja

Quais os cursos de graduação do IFSC?

Aqui no IFSC, temos três tipos de cursos de graduação: bacharelado, cursos superiores de tecnologia e licenciaturas. Explicamos detalhadamente a diferença entre esses tipos de cursos neste post do Blog do IFSC.

Arte explicando a diferença entre os cursos de graduação

-> Qual a diferença entre bacharelado, licenciatura e curso superior de tecnologia?

Para saber os cursos que oferecemos em cada câmpus, acesse nosso Guia de Cursos.

-> Veja aqui os cursos do IFSC com vagas abertas no vestibular unificado UFSC/IFSC/IFC 2024

Como ingressar em um curso de graduação no IFSC?

O processo seletivo para quem quer ingressar em nossos cursos de graduação é feito de duas formas: pelo Sistema dee Seleção Unificada, o Sisu (que utiliza a nota do Enem) e por meio do vestibular unificado UFSC/IFSC/IFC.

A única exceção é o curso de Licenciatura em Matemática - EaD do Câmpus Tubarão, que terá seleção apenas pelo Vestibular Unificado IFSC/UFSC.

Como funciona o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada reúne, em um sistema eletrônico gerido pelo Ministério da Educação, as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil - entre elas, estarão as vagas para os cursos de graduação do IFSC. Saiba mais sobre o Sisu aqui.

O sistema faz a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio. Portanto, para você participar do Sisu, precisa fazer o Enem.

-> 10 dicas para se preparar para o Enem

Posso tentar uma vaga pelo vestibular e pelo Sisu?

Sim, se o curso que você quer fazer tiver as duas formas de processo seletivo, você pode aumentar as suas chances se inscrevendo tanto no vestibular como também fazendo o Enem e selecionando o IFSC no Sisu.

Importante destacar que uma pessoa não poderá ocupar duas vagas. Caso ela seja aprovada das duas formas, ela fará apenas uma matrícula e aí a outra vaga será disponibilizada para o próximo da lista na segunda chamada.

Quando são as inscrições para os cursos de graduação do IFSC?

Para saber sobre as datas de inscrições, consulte nosso calendário de ingresso.

-> Cadastre o seu e-mail e receba uma mensagem quando estivermos com inscrições abertas

Ficou entendido? Se tiver mais alguma dúvida sobre o ingresso nos nossos cursos de graduação, envie mensagem para ingresso@ifsc.edu.br.

Receba os posts do Blog do IFSC

Veja tudo o que já publicamos no Blog do IFSC clicando aqui. Se quiser sugerir algum tema para explicarmos aqui no Blog do IFSC, mande um e-mail para blog@ifsc.edu.br.

Você também pode receber nossos posts no seu e-mail sempre que forem publicados fazendo seu cadastro aqui.

BLOG DO IFSC BLOGS BLOG DO IFSC