Publicador de Conteúdos e Mídias

Como funcionam os cursos de idiomas no IFSC?

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 14 dez 2022 09:53 Data de Atualização: 14 dez 2022 10:30

Você sabia que é possível aprender outros idiomas gratuitamente aqui no IFSC? Os cursos de idiomas fazem parte da nossa oferta de cursos de qualificação profissional e a seleção é por sorteio. Agora facilitou, não? ☺️

-> Entenda melhor o que é um curso FIC ou de qualificação profissional

Neste post vamos explicar como funciona tudo, desde o processo de ingresso, o teste de nivelamento até a matrícula. Então, vamos lá!

Quais são os cursos de idiomas oferecidos pelo IFSC?

Em geral, os cursos oferecidos variam a cada processo seletivo, mas de modo geral ofertamos inglês, espanhol, francês, alemão, português para estrangeiros, português para pessoas surdas e Libras. Inclusive, temos também curso de inglês voltado para Testes de Proficiência. Legal, né? 

Temos cursos presenciais (ofertados por diversos câmpus) e a distância. A cada processo seletivo, teremos um edital que informará quais os cursos disponíveis e onde eles serão oferecidos.

-> Se você tem dúvidas sobre o que é o edital, explicamos sobre ele neste post aqui do Blog do IFSC     

Quem pode fazer os cursos de idiomas do IFSC?

O IFSC é uma instituição de ensino pública. Isso significa que os cursos oferecidos são gratuitos e abertos a todos que preencham os pré-requisitos. Os pré-requisitos são importantes para que a pessoa consiga compreender o que será ensinado e também para que possamos organizar turmas com níveis semelhantes de conhecimento. Mas não é necessário já ser estudante do IFSC para estudar algum idioma conosco. Os cursos são abertos aos nossos alunos, é claro, mas também à comunidade.

-> Quem pode estudar no IFSC? 

No caso dos cursos de idiomas, cada um deles terá os próprios pré-requisitos, que variam de acordo com as possibilidades de oferta e também com a própria demanda percebida pelos câmpus. Alguns exemplos de pré-requisitos são: Ensino Fundamental completo ou Ensino Médio incompleto, ter mais de 16 anos etc. Vale lembrar que, em geral, as vagas pedem apenas um ou dois pré-requisitos, por isso não se assuste e leia com atenção o edital. É neste documento que você encontrará essas e muitas outras informações.

Temos cursos para quem não tem nenhum conhecimento de outra língua estrangeira e também para quem já sabe alguma coisa. Neste caso, temos um teste de nivelamento para entendermos melhor o seu nível de conhecimento e ver qual turma será melhor para você iniciar seus estudos. Na sequência, vamos explicar melhor como funciona esse processo.

-> Faça nosso quiz para descobrir quais cursos do IFSC você pode fazer

Como posso fazer os cursos de idiomas do IFSC?

Os cursos de qualificação profissional e idiomas têm quatro ingressos por ano. Você pode acompanhar o calendário de inscrições no nosso site ou ainda deixar seu e-mail no nosso Cadastro de Interesse para receber uma mensagem quando estivermos com inscrições abertas. Sempre que abrimos vagas divulgamos tudo no nosso site e nas nossas mídias sociais. 

(⚠ Inclusive, estamos com inscrições abertas neste momento para cursos de idiomas com início em 2023. Clique aqui e veja as vagas disponíveis.)

A seleção para os cursos de idiomas é por sorteio. Todas as informações sobre o processo seletivo dos cursos de idiomas estarão explicadas no edital, como o número de vagas disponíveis para cada curso, em quais câmpus os cursos serão ofertados, os pré-requisitos, os links para fazer a inscrição e também como deverá ser feita a matrícula. Percebeu a importância do edital?

Edital publicado e agora?

Muito bem! Depois de ler o edital e escolher o curso do seu interesse, você precisará fazer a inscrição. A inscrição é feita exclusivamente pela internet - pelo Portal de Inscrições do IFSC - e não tem custo algum - assim como o curso, que é todo gratuito.

Veja um passo a passo de como fazer a inscrição:

 

Também temos vídeos explicando o passo a passo para se inscrever nos nossos cursos em Libras, espanhol e francês.

É preciso fazer teste de nivelamento?

Se você escolher começar um curso de idioma no nível básico ou nível 1 não precisará realizar nenhuma prova. Basta se inscrever e aguardar o sorteio das vagas. 

Para ingresso nos cursos de idiomas a partir do nível/módulo 2 (ou seja, para pessoas que já têm algum conhecimento da língua que deseja estudar), o candidato deverá realizar um teste de nivelamento ou ter sido aprovado em nível/módulo anterior ao que deseja ingressar ou comprovar carga horária exigida, conforme indicado no edital. As informações para realização dos testes de nivelamento constarão no edital.

Os testes são feitos de maneira on-line e devem ser realizados antes de efetuar a inscrição, assim, o candidato saberá em qual nível se encaixa e poderá realizar a inscrição na turma correta.

O teste não tem custo e é dividido por idioma. O link para o teste de cada idioma é disponibilizado no edital. A conclusão do teste servirá como comprovante para atestar a proficiência necessária para o nível que será cursado.

Vale ressaltar que existem exceções como: aplicação de uma prova oral e/ou escrita no primeiro dia de aula ou até mesmo a não aplicação da prova. Para saber qual é a forma aplicada para o seu nível é fundamental ler o edital. Essa informação estará na coluna dos pré-requisitos. Veja no exemplo:

Tabela do edital com cursos de idiomas

De toda forma, o candidato deverá primeiro se inscrever pelo Portal de Inscrições e, sendo sorteado, deverá apresentar o teste de nivelamento ou outro documento conforme edital no momento da matrícula.

Inscrição x Matrícula

Atenção: inscrição e matrícula são coisas diferentes. Aquele link de inscrição que você preencheu sinaliza que você tem interesse em cursar determinado curso, mas não garante a vaga. 

-> Entenda a diferença entre inscrição e matrícula

Depois que você e outros candidatos preencherem o formulário, vamos contabilizar quantos são os interessados em fazer o curso. Lembrando que cada candidato poderá fazer apenas uma inscrição por curso, sendo válida apenas a última. E se houver mais interessados do que vagas disponíveis, vamos realizar um sorteio para selecionar um grupo de pessoas entre os interessados que preencheram o formulário de cadastro.

Todos os inscritos participam do sorteio e recebem uma classificação. Os primeiros colocados serão considerados aprovados. O tamanho da lista de aprovados varia conforme o número de vagas disponíveis. Os nomes seguintes entram para a lista de espera. Para o nível 1, a lista de espera pode ter até 100 candidatos, já para os níveis a partir do 2, a lista tem o triplo de candidatos em relação ao número disponível de vagas.

Por exemplo, para um curso (nível 1) de 20 vagas, os 20 primeiros sorteados farão parte da lista de aprovados e os próximos 100 sorteados estarão na lista de espera. Agora, se o curso é para outros níveis e, digamos, que tenha 10 vagas, os primeiros 10 sorteados estarão na lista de aprovados e os 30 seguintes, para a lista de espera. 

Quem está na lista de espera poderá ser chamado caso alguém da lista de aprovados desista. Por isso, quem está na lista de espera deve enviar a documentação necessária para matrícula no período especificado no edital, assim como quem está na lista de aprovados. 

Até quem está na lista de espera? Sim! Porque caso algum dos sorteados do primeiro grupo não encaminhe a documentação no período correto ou desista da vaga, ela será aberta para o primeiro da lista de espera. Se uma segunda pessoa também desistir, a vaga será oferecida para a segunda pessoa da lista de espera e assim sucessivamente.

O envio da documentação no prazo adequado é fundamental para a matrícula, que será online. Ou seja, o IFSC não recebe documentos físicos no processo de matrícula. Dessa forma, quem está em uma das duas listas, deverá acessar o link de matrícula disponibilizado no edital. 

Ao acessar o link, você encontrará um campo para selecionar o curso para o qual se inscreveu e também áreas para enviar os documentos solicitados. A documentação poderá ser enviada em formato de documento (.pdf) ou de imagem (.jpg, .png, etc.), neste caso, você poderá tirar fotos em boa resolução da documentação e subi-las na plataforma.

-> Veja aqui o tutorial de como fazer a matrícula

É importante que você fique atento ao cronograma apresentado no edital e ao nosso sistema de resultados. Nele será divulgado o resultado do sorteio e também a chamada da lista de espera.

Nenhuma etapa do processo será realizada de maneira presencial. Caso você tenha alguma dificuldade de acesso à internet, poderá fazer tanto a inscrição quanto a matrícula em um dos computadores disponíveis para a comunidade nos nossos câmpus. Para isso, basta entrar em contato pelo endereço informado no edital e a pessoa responsável no câmpus poderá lhe passar as orientações. 

Outras dúvidas sobre nossos cursos de idiomas

Não fui sorteado. E agora?

Calma! Nem tudo está perdido. Caso ainda sobrem vagas mesmo com a chamada dos alunos da lista de espera, será aberto o processo chamado de vagas remanescentes, que ficam disponíveis aqui

-> Entenda como funcionam as vagas remanescentes do IFSC

A forma de ocupação dessas vagas é um pouco diferente: quem pode ocupá-las não precisa necessariamente ter feito a inscrição anteriormente. Quando elas são abertas é aberto um novo período para inscrição, mas aí os interessados não serão selecionados por sorteio e sim por ordem de inscrição.

Geralmente são poucas vagas. Por isso, é preciso estar atento! Caso você seja contemplado com uma vaga remanescente para cursos de idiomas dos níveis intermediário ou avançado é preciso prestar atenção também ao período e a forma do teste de nivelamento, que estarão disponíveis no edital de abertura da vaga.

Sou estrangeiro. Posso me inscrever?

Sim! Todos que residem no Brasil podem se inscrever para os cursos de idiomas do IFSC. A condição é que preencham os pré-requisitos necessários e, no caso de estrangeiros, possuam CPF.

-> Assista a esta reportagem sobre um curso de Português dado no IFSC para haitianas

Já sou aluno do curso de idiomas do IFSC. Preciso fazer a inscrição novamente?

A inscrição, não. Mas a matrícula, sim. Quem já é nosso aluno do curso de idiomas e quer seguir estudando nos próximos níveis fará apenas o processo de matrícula. Nesse caso, o estudante deverá se informar na secretaria ou registro acadêmico do seu câmpus sobre os prazos e procedimentos.

As vagas disponíveis nos editais de ingresso (para níveis a partir do 2) são aquelas que estão ociosas nas turmas e não se aplicam a quem já é nosso aluno nos cursos de idiomas.

Ficou com dúvidas sobre nossos cursos de idiomas? Mande um e-mail para ingresso@ifsc.edu.br ou diretamente para o câmpus no qual você pretende fazer o curso. A lista com os contatos está disponível no edital.

Gostou deste post? Deixe seu comentário aí embaixo. Se tiver sugestões de assuntos para abordarmos aqui, envie e-mail para blog@ifsc.edu.br

Cadastre-se para receber nossos posts

Se você quiser receber nossos posts por e-mail sempre que publicarmos, deixe seu e-mail no nosso cadastro. Para ver tudo o que já publicamos no Blog do IFSC, clique aqui.

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC BLOGS