IFSC e IFC: é tudo a mesma coisa?

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 11 set 2019 08:30 Data de Atualização: 24 jan 2023 12:45

Entre os comentários e mensagem in box que mais recebemos quando divulgamos algum processo seletivo, estão: “Por que não tem curso em Brusque? E pra Rio do Sul, não tem nada? Nunca abre nada para Concórdia.”

A resposta é simples: não tem curso em Brusque, nem para Rio do Sul e Concórdia porque o IFSC não tem câmpus nessas cidades. Quem tem câmpus nesses municípios é o IFC. Ficou confuso(a)?

Gif com cachorro inclinando a cabeça confuso

É, sabemos que é confuso mesmo e por isso decidimos fazer este post para explicar.

O estado de Santa Catarina possui dois institutos federais que são instituições diferentes – cada uma com sua reitoria e com câmpus diferentes.

O Instituto Federal Catarinense (IFC) surgiu da junção de colégios agrícolas federais. Já o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – que somos nós - foi constituído a partir do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (Cefet-SC).

A mudança ocorreu no final de 2008 com a criação dos institutos federais pela Lei nº 11.892. E foi a partir daí que a confusão começou.

Mesma marca

Meme com o apresentador Galvão Bueno perguntando Pode isso, Arnaldo?

O que pode confundir bastante é que a marca dos dois institutos é a mesma. Isso acontece porque ambas as instituições integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e todos os institutos federais possuem a mesma marca, só alterando o nome.

Arte com dois bonecos mostrando que o IFSC e IFC são instituições diferentes

Não confunda Alhos com Bugalhos

Se perceber a diferença na nossa marca é mais sutil, pela nossa estrutura fica mais fácil notar.

A nossa reitoria fica em Florianópolis e temos 22 câmpus.

Já a reitoria do IFC fica em Blumenau e eles estão com 15 câmpus.

Arte com mapa do IFC e IFC mostrando onde cada instituto tem câmpus

Os tipo de cursos oferecidos pelos institutos são semelhantes: tanto o IFSC quanto o IFC ofertam cursos técnicos, de graduação, de qualificação, voltados à educação de jovens e adultos e de pós-graduação. Só que, assim como cada câmpus do IFSC oferece cursos em determinadas áreas, no IFC é a mesma coisa. Para saber exatamente qual curso cada instituto oferece, aí é preciso consultar o site da instituição.

Aqui no IFSC, você pode conferir no nosso Guia de Cursos. Já para ver os cursos do IFC, clique aqui. Os processos seletivos também são diferentes, com datas diferentes conforme divulgado no site de cada instituto.

Aliás, não só os sites, mas as mídias sociais de cada instituto são diferentes, obviamente. Se você quer ficar conectado com a gente, nos siga no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Se o seu interesse é no IFC, acompanhe eles também no Facebook, Instagram e YouTube.

Somos irmãos

Há três anos temos feito campanhas integradas nas nossas redes sociais no Dia do Irmão, celebrado em 5 de setembro, para mostrar que, apesar de sermos instituições diferentes, somos como irmãos gêmeos. Pode ser que você venha falar com um achando que é o outro e vice-versa.

Arte do IFSC e IFSC no Dia do Irmão

E veja que coisa boa: não somos ciumentos! Você não precisa escolher um de nós dois.

Acompanhe o trabalho dos dois institutos. A nossa finalidade é a mesma: ofertar uma oportunidade de estudo gratuito e de qualidade a quem precisa.

Veja se tem um câmpus do IFSC ou do IFC na sua cidade ou consulte o câmpus mais próximo para ver os cursos disponíveis.

Só preste atenção para saber se está falando com quem você quer falar. ;)

BLOG DO IFSC BLOGS