Publicador de Conteúdos e Mídias

Conheça a história do IFSC

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 25 set 2019 09:27 Data de Atualização: 24 jan 2023 12:41

Quem conhece Florianópolis, a capital de Santa Catarina, sabe da importância simbólica que tem a ponte Hercílio Luz para a cidade. Ela foi inaugurada em 1926, sendo a primeira ligação entre a ilha e o continente. Agora a expectativa é por sua reabertura para o tráfego, prevista para dezembro deste ano.

Mas este post não é para falar da história desse cartão postal da cidade e do nosso estado, mas sim da nossa história. E tudo isso foi para iniciar a conversa falando que, antes mesmo de termos a primeira ponte em Floripa, já tínhamos nascido. Você já tinha se dado conta disso? :0

Gif homem com cara de surpreso

Sim, fomos criados em 1909 por meio do decreto nº 7.566, de 23 de setembro, pelo então presidente Nilo Peçanha. Nosso primeiro nome foi Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina. Nascemos com o objetivo de proporcionar formação profissional aos filhos de classes socioeconômicas menos favorecidas. Mas a nossa primeira sede foi instalada apenas no ano seguinte, em um prédio cedido pelo governo do Estado, na Rua Almirante Alvim, no Centro da capital catarinense.

A escola começou a funcionar na Avenida Mauro Ramos, onde hoje é o nosso Câmpus Florianópolis, somente em 1962.

 

Desde então, já mudamos de nome algumas vezes – tanto que tem gente que ainda nem nos conhece como IFSC.

Lista de todos os nomes do IFSC com a opção "todas as anteriores" selecionada

Nossas mudanças nunca foram apenas de nomes, mas também de institucionalidade, ou seja, de quem somos e o que fazemos. Mas uma coisa que nunca perdermos foi a missão de oferecer oportunidade a quem mais precisa por meio da educação pública e de qualidade.

Podemos dizer que os nossos nomes mais famosos foram Escola Técnica Federal de Santa Catarina, a ETFSC, e o Cefet-SC, ou Centro Federal de Educação Tecnológica. Justamente nomes que o pessoal, principalmente os mais antigos, ainda usa para nos identificar. Fomos Escola Técnica de 1968 a 2002 (34 anos) e Cefet de 2002 a 2008 (6 anos). Quem aqui nunca foi chamado pelo nome do irmão mais velho porque vocês são muito parecidos?! 

Foi como Escola Técnica que deixamos de ser só uma escola da capital catarinense para ir para outras cidades do nosso estado. Em 1988, começamos a ofertar cursos em São José e, três anos depois, inauguramos a Unidade São José – hoje nosso Câmpus São José.

Em 1994, chegamos à Jaraguá do Sul iniciando as atividades do nosso atual Câmpus Jaraguá do Sul-Centro que, neste ano, completou seus 25 anos.

E assim fomos crescendo e nos expandindo por todo o estado.

Para ver a nossa história de forma mais detalhada, navegue pela nossa linha do tempo e veja os acontecimentos mais marcantes que já tivemos: 

E de onde veio o IFSC?

Bom, já viram como somos um caso complexo de fixação de marca para os publicitários de plantão considerando tantas mudanças, não é? Mas aí veio a maior transformação de todas: viramos Instituto Federal.

marcas que o IFSC já teve

Essa mudança ocorreu por meio da lei nº11.892/2008, que criou a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, formada por 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dois Cefets e o Colégio Dom Pedro II. A mudança para IFSC não foi só de nome. A nova institucionalidade nos colocou o desafio de oferecer educação básica, profissional e superior em estrutura multicâmpus, com forte inserção na área de pesquisa e extensão.

Como IFSC, ampliamos ainda mais nossa presença no estado. Atualmente, somos 22 câmpus: Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Florianópolis-Continente, Gaspar, Garopaba, Itajaí, Jaraguá do Sul-Centro, Jaraguá do Sul-Rau, JoinvilleLages, Palhoça Bilíngue, São Carlos, São José, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Tubarão, Urupema e Xanxerê.

mapa de Santa Catarina com todos os campus do IFSC

Como vocês podem ver, não temos câmpus em Brusque e nem em Araquari. Quem tem é o Instituto Federal Catarinense, o IFC, que é o outro instituto federal do nosso estado. Se você não sabia que existem dois institutos federais em SC, leia este post. :P

Temos ainda a nossa Reitoria, que fica em Florianópolis, e nosso Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cerfead), também sediado na capital, mas que faz com que o IFSC atue em polos espalhados por toda Santa Catarina, mesmo nas cidades onde não temos câmpus.

110 anos de IFSC ou da Rede?

Consideramos a data do nosso aniversário a partir do decreto que criou a Escola de Aprendizes Artífices de SC em 23 de setembro de 1909, que é o aniversário do nosso câmpus mais antigo, o Câmpus Florianópolis.

Se acompanha nossas redes sociais (esperamos que sim ;), deve ter visto que na segunda-feira, em comemoração ao nosso aniversário, nós lançamos o novo vídeo institucional do IFSC:

 

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif, também lançou um vídeo de 110 anos da Rede Federal nesta semana:

 

Isso porque a Rede Federal também tem o seu marco no mesmo decreto do então presidente Nilo Peçanha. Entendeu?

Aliás, veja esta reportagem bem bacana feita durante a Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica, a Reditec, realizada neste mês aqui no IFSC com histórias interessantes sobre os 110 anos da Rede Federal.

Completar 110 anos não é para qualquer um. Temos muito orgulho da nossa história e somos muito gratos por todos que já passaram por aqui e ajudaram a escrever nossos capítulos.

E assim seguimos!

Gostou? Compartilhe este post.

Ah, para quem curte história e quer saber mais sobre o nosso passado, não deixe de conferir os seguintes materiais:

- História da Rede Federal
- Livro “Da Escola de Aprendizes de Artífices ao Instituto Federal de Santa Catarina” - de Alcides Vieira de Almeida
- Livro “Nos tempos da Escola Industrial de Florianópolis”- de Moacir Pedro Corrêa
- Reportagem IFSCTV Memórias | Internato 
- Reportagem IFSCTV Memórias | As primeiras mulheres

Assine o blog

Se você quiser receber nossos posts por e-mail sempre que publicarmos, deixe seu e-mail no nosso cadastro. 

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC BLOGS