Publicador de Conteúdos e Mídias

Afinal, o que é um edital?

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 06 nov 2019 14:02 Data de Atualização: 24 jan 2023 12:34

Vocês já devem ter visto em nossos textos e posts frases como “leia o edital”, “está no edital”, “lançado o edital” um milhão de vezes. Verdade! O edital é uma coisa muito comum pra nós. E sabe por quê? Não? Então leia o post de hoje para finalmente entender tudo sobre um edital e não ficar perdido por aí.

Vamos começar ilustrando com esta imagem aqui:

Essa é a nossa cara quando abrimos processo seletivo, por exemplo, e recebemos perguntas do tipo “Quantas vagas tem? Quais os cursos abertos? Tem pra cidade X? Quando é a prova? Quem pode se inscrever?”

No dicionário podemos encontrar que edital é uma “ordem oficial, aviso, citação etc. afixado em local público ou publicado na imprensa para conhecimento dos interessados”. Ou seja, é uma obrigação legal de publicização das atividades da instituição.

Ou seja, quando abrimos um processo seletivo para ingresso em cursos, por exemplo, precisamos comunicar isso publicamente. E nessa comunicação é preciso explicar como irá funcionar o processo como um todo. Mas não temos editais somente para processos seletivos, há por exemplo editais para intercâmbio, assistência estudantil, licitação, concurso público... Grosso modo, é a maneira como a instituição avisa que existe algum tipo de oportunidade aberta para algum dos nossos públicos.

E sim, a gente concorda que a linguagem utilizada (que a gente mesmo chama de “editalês”, mas não contem pra ninguém) não é assim suuuper amigável. E adoraríamos se pudéssemos divulgar as informações em outros formatos, porém, legalmente falando, temos que publicar tudo em editais mesmo.

E o que é que tem em um edital?

Tipicamente, um edital é dividido em seções de acordo com o conteúdo ao qual ele se refere. Por exemplo, em um edital de abertura de vagas para nossos cursos, teremos, provavelmente seções como: cronograma, inscrições, forma de seleção, divulgação do resultado, matrícula, sistema de cotas e quadro de vagas abertas.

Conseguem perceber que grande parte das dúvidas que vocês poderiam ter sobre o processo seletivo está em algum dos itens citados? Isso acontece porque todas as regras estão no edital, então qualquer dúvida que vocês tiverem terá que ser respondida com base no conteúdo dele.

Ah, mas o edital é difícil de entender...

Temos feito o possível para melhorar a linguagem de nossos editais e torná-la mais acessível. Porém, infelizmente, algumas coisas não conseguimos mexer. Mas você sempre pode ler as notícias no site do IFSC, assistir os vídeos em nosso YouTube e acompanhar os perfis nas nossas mídias sociais – Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn – porque sempre tentamos apresentar as informações de forma simplificada por lá.

E como diria o ditado popular, a prática leva à perfeição. Então acostume-se a ler documentos do gênero que, sem perceber, você logo logo não achará mais que é algo tão difícil assim.

Mas o edital é muito longo...

A gente sabe, ler um edital não é uma coisa divertida, nem muito rápida, mas é um passo essencial para compreender “no que você está se metendo”. E não dá pra colocar toda a explicação de como funciona o processo seletivo, por exemplo, em duas ou três páginas.

Já pensou você se inscrever para um curso, ser selecionado, e na hora da matrícula descobrir que não atendia os requisitos e não tinha os documentos necessários? Ou então você estava dando tudo de si na preparação para a prova e... ops, era sorteio, não tem prova nenhuma. Não dá, né?!

É por isso que mesmo que pareça chato ou muito longo, a leitura do edital é o primeiro passo a ser dado em qualquer atividade que você vá participar que tenha um.

Informe-se sempre!

E se não tiver um edital, mas um regulamento - como em nossos eventos JIFSC e SEPEI, leia o regulamento... ele é o equivalente ao edital (sem a parte de que é uma obrigação legal).

E aí, depois que você realizar a leitura, se tiver alguma dúvida, não deixe de entrar em contato conosco para que tudo fique claro.

Se você gostou, compartilhe este post.

 

Assine o blog

 
Se você quiser receber nossos posts por e-mail sempre que publicarmos, deixe seu e-mail no nosso cadastro.
BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC