Publicador de Conteúdos e Mídias

Quero contribuir para o futuro do IFSC, como eu faço?

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 13 nov 2019 17:36 Data de Atualização: 24 jan 2023 12:33

Você sabia que o IFSC possui um documento que define as metas e as estratégias da instituição para um período de cinco anos? E que esse documento é construído coletivamente, com a participação de toda a comunidade? É o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI.

O PDI é uma obrigação legal para as instituições que ofertam cursos superiores, e deve abordar minimante – para um período de cinco anos – os seguintes aspectos: missão, objetivos e metas; projeto pedagógico; cronograma de implantação e desenvolvimento da instituição e de cada um de seus cursos; organização didático-pedagógica; oferta de cursos de pós-graduação; perfil do corpo docente; organização administrativa e políticas de gestão; acervo acadêmico; infraestrutura física; demonstrativo de capacidade e sustentabilidade financeiras; oferta de educação a distância.

Ou seja, é o planejamento integral da instituição!

O IFSC teve seu primeiro PDI construído em 2008 para o período de 2009 a 2013. Hoje estamos executando o PDI desenvolvido em 2014 para o período 2015-2019 e construindo o PDI que será executado de 2020 a 2024.

Conteúdo do PDI

O documento que está em construção foi dividido da seguinte forma:

Capítulo 1 – Perfil Institucional: apresenta a instituição, seu histórico, suas finalidades e objetivos, sua missão, visão e valores, a sua cadeia de valor, áreas de atuação acadêmica e seus principais números nos últimos quatro anos.
Capítulo 2 – Projeto Pedagógico Institucional: apresenta o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), que define o ideal educativo do IFSC em termos de políticas de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Trata-se de um instrumento norteador dos processos e práticas no que se refere à concepção de educação adotada pelo IFSC.
Capítulo 3 – Organização Administrativa: apresenta a estrutura organizacional do IFSC, bem como suas instâncias de decisão.
Capítulo 4 – Capacidade e Sustentabilidade Financeira: apresenta a estrutura financeira e orçamentária da instituição.
Capítulo 5 – Educação a Distância: apresenta a organização da educação a distância, as metodologias e estruturas utilizadas, bem como sua abrangência geográfica nessa modalidade.
Capítulo 6 – Planejamento Estratégico Institucional: apresenta o planejamento estratégico institucional para os próximos cinco anos, com objetivos, indicadores e metas.
Capítulo 7 – Plano de Oferta de Cursos e Vagas: apresenta o plano de oferta de cursos e vagas previsto para os próximos cinco anos, ou seja, a proposta de criação de cursos e abertura de novas vagas, que orientará a necessidade de servidores (capítulo 8) e estrutura (capítulo 9) para atender a essas demandas.
Capítulo 8 – Organização e Gestão de Pessoal: apresenta a composição da força de trabalho do IFSC e a projeção de expansão do quadro de pessoal.
Capítulo 9 – Infraestrutura: apresenta o diagnóstico da infraestrutura atual da instituição e o plano quinquenal de infraestrutura, com o planejamento das necessidades de infraestrutura predial, laboratorial e tecnológica, além de acervo bibliográfico e requisitos de acessibilidade, com a indicação da estimativa de despesa e da fonte de fomento.
Capítulo 10 – Acompanhamento e Avaliação do Desenvolvimento Institucional: apresenta como será feito o acompanhamento da execução deste plano e a avaliação do desenvolvimento institucional.

Bastante coisa, né?! Ele é um plano bem abrangente, que contempla todas as áreas da instituição. E por isso é importante que todos - servidores, alunos e comunidade – conheçam e participem da sua construção.

Consulta Pública: o momento de você participar!

E você sabia que pode participar dando sua contribuição para cada um dos 10 capítulos?
Está aberta até 24 de novembro a consulta pública da minuta dos capítulos do PDI.

Para que serve a consulta pública?

Ela tem os seguintes objetivos:

1) dar transparência ao documento;
2) possibilitar a identificação de possíveis erros ou incongruências na escrita;
3) permitir a identificação de falhas entre o que foi deliberado ao longo do processo de elaboração do documento e o texto disponibilizado;
4) identificar eventuais incoerências entre o documento e as normas internas e externas ao IFSC;
5) fornecer subsídios para a aprovação final do documento pela comissão central elaboradora e os órgãos colegiados.

E o que não é a consulta pública?

Apesar de ser o momento de todos contribuirmos com a redação final do documento, devemos ficar atentos para não utilizar os formulários para outros fins.

1) A consulta pública não é uma votação: ou seja, as pessoas não vão dizer se gostam ou não do documento, ou se querem ou não ele. Elas vão contribuir para lapidar o texto final.
2) A consulta pública não é a autoavaliação institucional: há um momento na instituição em que realizamos a avaliação da estrutura, da gestão etc. – dizemos se funciona, se não funciona, se satisfaz às nossas necessidades ou não. A consulta pública não é isso, ela é para avaliar o texto que está escrito e o que está se propondo para o futuro e não o que a instituição está fazendo.
3) A consulta pública também não é a avaliação de desempenho dos servidores: há outro momento em que avaliamos nossos colegas de trabalho, chefias, professores em relação ao desempenho das atividades de cada um. A consulta pública também não serve pra isso.

Agora que você já sabe de tudo isso, vamos participar?

Todos os capítulos estão disponíveis na página do PDI. Se você ainda não leu, pode acessá-los clicando aqui.

Caso você já tenha lido e queira dar sugestões, acesse o formulário correspondente ao capítulo que deseja opinar:

- Formulário Capítulo 1) Perfil Institucional – acessar
- Formulário Capítulo 2) Projeto Pedagógico Institucional – acessar
- Formulário Capítulo 3) Organização Administrativa – acessar
- Formulário Capítulo 4) Capacidade e Sustentabilidade Financeira – acessar
- Formulário Capítulo 5) Educação a Distância – acessar
- Formulário Capítulo 6) Planejamento Estratégico Institucional – acessar
- Formulário Capítulo 7) Plano de Oferta de Cursos e Vagas – acessar
- Formulário Capítulo 8) Organização e Gestão de Pessoal – acessar
- Formulário Capítulo 9) Infraestrutura – acessar
- Formulário Capítulo 10) Acompanhamento e Avaliação do Desenvolvimento Institucional - acessar

É importante que você saiba que não precisa contribuir em todos os capítulos. Por exemplo, se você quiser opinar sobre a educação a distância, mas não tem conhecimento suficiente ou não quer contribuir sobre os outros capítulos, você pode acessar só o formulário referente às contribuições para educação a distância.

PDI e as eleições no IFSC

Estamos agora em período eleitoral para escolha de reitor e diretores-gerais de 21 câmpus do IFSC (a votação do primeiro turno está acontecendo hoje até às 21h, não esqueça de participar!). A preocupação de todos é saber quais as propostas dos candidatos caso sejam eleitos.

Porém, quem quer que seja eleito, o PDI é o plano maior da instituição e deverá ser seguido. Ou seja, muitas das coisas com as quais nos preocupamos e que queremos que sejam feitas, não dependem somente do plano de gestão dos candidatos, mas do que está previsto no PDI.

Por isso, não deixe de participar da consulta pública e de dar a sua opinião sobre a proposta para os rumos da instituição nos próximos cinco anos. Participe, leia os capítulos, informe-se sobre os temas tratados e dê a sua contribuição. A consulta está aberta até 24 de novembro.

Se você gostou, compartilhe este post.

Assine o blog
 
Se você quiser receber nossos posts por e-mail sempre que publicarmos, deixe seu e-mail no nosso cadastro.
BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC