Gratidão

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 03 jul 2020 12:44 Data de Atualização: 03 jul 2020 12:50

A nossa aluna Isabela das Chagas Luiz, do curso técnico integrado em Mecânica do Câmpus Joinville já retornou ao Brasil depois de uma temporada em Portugal onde participou do projeto de pesquisa Smartness - pelo Propicie - no Instituto Superior de Engenharia do Porto, o ISEP. Em suas últimas semanas no exterior, conseguiu conhecer novos lugares e voltou pra cá cheia de gratidão.

Leia seu relato enviado pouco antes de voltar ao Brasil:

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nessas últimas semanas, houve a reabertura de alguns comércios e museus, assim como uma liberação maior de saídas, o que permitiu que eu e outros alunos do intercâmbio pudéssemos sair. Visitei diversas cidades de Portugal: Coimbra, Braga, Guimarães, Lisboa, Cascais, Sintra, Aveiro, bem como a região de Porto. Todas as visitas foram limitadas, mas permitiu poder conhecer um pouco mais deste País que é menor territorialmente do que Santa Catarina.

O que gostei mais foi de perceber como cada cidade tinha um jeito diferente e único. Mesmo que cidades tão perto, a visita em cada uma se tornou excepcional. Coimbra é uma cidade universitária e foi bom ver como havia grandes prédios estudantis. Braga é onde há o Complexo do Bom Jesus, uma igreja com uma vista linda na região mais alta da cidade. Guimarães foi a cidade que permitiu a primeira visita a um castelo, além é claro, de uma foto no letreiro com os dizeres “Aqui nasceu Portugal“. Sintra foi onde pudemos visitar um segundo castelo e permitiu uma das melhores vistas panorâmicas. Aveiro, a Veneza portuguesa, estava pouco movimentada, sem as bicicletas e os moliceiros pela cidade, mas ainda sim estava linda. E na região de Porto, visitamos Póvoa de Varzim, cidade onde nasceu Eça de Queiroz, um dos principais escritores Portugueses.

Lisboa é a capital e, apesar da pandemia, estava movimentada. Conseguimos andar de bondinho (os elétricos), comer bacalhau a natas e o pastel de Belém legítimo (que, aliás, é muito gostoso), visitar vários pontos turísticos e ir a museus. Foram dois dias de visita pela cidade. Era uma cidade diferente de Porto, grande e movimentada, com arquitetura moderna mais presente do que se vê em outras cidades, assim como também era mais fácil encontrar imigrantes com diversas línguas e costumes somente andando pelas ruas da cidade. Dos pontos turísticos, o que mais me encantou foi o Padrão dos Descobrimentos, onde pude ver de perto o que tanto ouvi falar durante as aulas de história.

Cascais foi a cidade litorânea que visitamos após Lisboa. Cascais foi uma das cidades que mais me encantou. As casas eram mais coloridas, as praias eram lindas, era tudo calmo e bonito. Visitamos alguns locais e ficamos meio dia na cidade, é uma cidade pequena, então toda a visita foi a pé.

Fiquei muito feliz de conseguir e poder visitar outros lugares além de Porto, mesmo que de maneira limitada. Portugal foi um país que eu pensava que seria lindo, mas se superou. Cada cidade tem seu toque e tem sido muito gratificante poder ver tantos lugares e se encantar de uma maneira diferente por cada um deles. Mas claro, se me perguntarem, Porto é a minha cidade preferida! Foi mesmo um amor à primeira vista.

O intercâmbio já está chegando ao fim e o sentimento de gratidão é o que mais representa toda essa experiência. Foi pelo intercâmbio que fiz diversas coisas pela primeira vez, como andar de avião e morar longe dos pais... Foi onde também pude conhecer pessoas incríveis que, com certeza, deixarão saudades e foi a prova mais concreta de que o estudo pode me levar tão longe e me proporcionar tudo isso.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS BLOGS