Férias depois do primeiro semestre

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 31 jul 2020 10:56 Data de Atualização: 31 jul 2020 11:03

Atualmente, oito estudantes do IFSC seguem em Portugal onde participam do programa de Dupla Titulação no Instituto Superior de Engenharia do Porto, o ISEP. Neste programa, ao concluir o curso, o aluno obtém o grau de bacharel no Brasil e o título de mestre em Portugal.

Um desses estudantes é o Eduardo da Rosa Lacerda do curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Florianópolis. Na última semana, terminou o semestre dele no ISEP e ele entrou de férias.

Vejam o seu relato:
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Esta semana terminou oficialmente o semestre no ISEP e agora estou de férias. Por isso venho através deste relato contar um pouco como tem sido minha experiência.

Cheguei ao Porto e fui muito bem acolhido pela comunidade do ISEP e me senti em casa desde o começo. A adaptação a cidade e hábitos locais ocorreram naturalmente e de forma positiva. No primeiro mês, tive aulas presenciais e elas estavam ocorrendo normalmente e já estava a me habituar a diferente metodologia de ensino praticada aqui. Porém, devido ao aumento do número de casos de coronavírus na cidade vir crescendo, o IPP decidiu por suspender as aulas por uma semana de modo a decidir o melhor caminho a ser seguido no decorrer do semestre. Dessa forma foi planejada a retomada por meio de aulas on-line através plataforma Zoom - essa medida foi iniciada já na semana seguinte.

A partir daí houve o período de quarentena em que tivemos as aulas de todas as disciplinas on-line. A medida foi muito efetiva, pois o semestre foi cumprido conforme planejado e as aulas on-line continuaram com a mesma qualidade das aulas presenciais. Neste último mês, foram realizadas as provas finais das disciplinas de maneira on-line e tudo aconteceu sem incidentes. Os resultados já foram entregues e passei com ótimas notas em todas as disciplinas cursadas.

Agora o foco é aproveitar o período de férias para renovar as energias. Na última semana, visitei Lisboa, Sintra e Cascais. Na próxima, conhecerei Vigo e Santiago de Compostela.

Apesar de todos os imprevistos, as coisas estão a funcionar bem. Tem sido uma experiência diferente do que imaginei antes de vir, porém está sendo igualmente enriquecedora.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS BLOGS