Publicador de Conteúdos e Mídias

Um ano de Blog do IFSC

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 09 set 2020 10:43 Data de Atualização: 24 jan 2023 10:56

Nesta semana completamos um ano de Blog do IFSC

Menino celebrando

Passou muito rápido pra gente, mas foi lá no dia 4 setembro de 2019 que publicamos nosso primeiro post nos apresentando. Alguém nos acompanha desde o início? 

Mulher emocionada

Como explicamos no nosso post de apresentação, criamos este canal para nos aproximarmos ainda mais de você. A nossa ideia sempre foi explicar melhor quem somos, o que fazemos e o que temos a oferecer utilizando uma linguagem mais descontraída e informal - o que não significou deixar de tratar de assuntos sérios e confiáveis, não é mesmo? 😉

Chegamos aqui com 50 posts publicados. Falamos de orçamento, edital, LGBTQIA+ e, claro, de coronavírus - afinal, também fomos pegos de surpresa por essa pandemia que bagunçou nossas vidas. Sabia que em fevereiro planejamos todos os nossos posts para 2020? Nem precisamos dizer que, um mês depois, tivemos que replanejar tudo nos adaptando ao novo contexto e pensando no que seria relevante trazer para você nesse momento. 🤦‍♂️

Para marcar nosso primeiro ano, resolvemos fazer uma retrospectiva dos posts mais acessados. Prepare-se para nosso top 10!

1.  Coronavírus: perguntas e respostas sobre as medidas adotadas pelo IFSC
-> Clique aqui para ler o post

Somos suspeitos pra falar, mas todos os conteúdos que fazemos são úteis. Mas preparamos alguns posts num estilo mais de serviço para facilitar a sua vida. Este que foi o post mais acessado do blog foi feito justamente para esclarecer as dúvidas sobre medidas adotadas pelo IFSC durante esta pandemia. 

Aliás, este é um post que, apesar de ter sido em 18 de março, na primeira semana que entramos em distanciamento social e logo que nossas atividades passaram a ser feitas a distância, ele segue sendo atualizado sempre que novas orientações são dadas.

-> Acesse a página do IFSC que reúne as informações sobre as medidas do IFSC em relação à Covid-19

2. De onde vem o dinheiro do IFSC?
-> Clique aqui para ler o post

Ano passado enfrentamos um corte orçamentário, um movimento que a educação pública no Brasil já vem passando nos últimos anos. Sempre que se fala em recurso público, escutamos algumas falácias ou dúvidas mesmo que demonstram um desconhecimento do nosso funcionamento. Como estamos cortando serviços terceirizados e, às vezes, bolsas da assistência estudantil, mas temos dinheiro para fazer obras por exemplo? 🙄

Explicar o orçamento do IFSC é tão complexo que a gente teve que fazer dois posts. O primeiro foi justamente esse que ficou entre os mais lidos. Para ler a segunda parte, clique aqui.

3. Como se preparar para o Exame de Classificação do IFSC?
-> Clique aqui para ler o post

Fizemos este post para a prova de seleção para nossos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio que ocorreu em outubro do ano passado. Como a estrutura da prova é a mesma, é um post fundamental para quem pensa em estudar no IFSC. (menos agora na pandemia já que o exame foi suspenso e a forma de seleção será por sorteio público 😬).

De toda forma, quando no futuro voltarmos a ter nossos exames, com certeza, este é um post para ser revisitado.

4. Quem está na gestão do IFSC agora? Entenda o que está acontecendo
-> Clique aqui para ler o post

Estamos vivendo uma situação atípica no IFSC que é a nomeação de um reitor pro tempore. Neste post, explicamos os fatos que geraram muita confusão na comunidade interna e externa.

Quando a gestão pro tempore completou um mês, fizemos um novo post atualizando os acontecimentos e estamos ainda na mesma situação há quatro meses. 

5. Serviços que o IFSC te oferece e você nem sabia
-> Clique aqui para ler o post

Como não amar uma instituição que te oferece um monte de coisa que você nem sabia, hein? 🥰 Foi mal a pouca modéstia, mas o sucesso deste post nos leva a crer que muitos também gostaram. rsrs

Se você ainda não leu este post, não sabe o que está perdendo. 

6. Coronavírus: conheça os serviços assistenciais a que você pode recorrer
-> Clique aqui para ler o post

Mais um post de utilidade pública com informações bem importantes sobre os recursos assistenciais que estão disponíveis neste momento. Quem nos ajudou a fazer esse conteúdo foram as assistentes sociais do Fórum de Serviço Social do IFSC. 

7. IFSC e IFC: é tudo a mesma coisa?
-> Clique aqui para ler o post

Desconfiamos que este é um post que será sempre um dos mais lidos considerando a quantidade de vezes que seguimos respondendo isso nas mídias sociais (e até para os jornalistas que nos procuram e para as tias dos nossos servidores 😅). Vai fazer 12 anos que nos tornamos Instituto Federal e precisamos sempre explicar que temos dois institutos federais em Santa Catarina e que nós somos o IFSC e não o IFC (e que não temos câmpus em Brusque).

Se isso ainda te confunde, por favor, leia este post! Nunca te pedimos nada! 🙏

-> E se você estranhou que escrevemos câmpus com acento e não campus, leia este post!

8. Como se manter ativo durante o distanciamento social
-> Clique aqui para ler o post

Ficamos felizes pelo interesse do pessoal em praticar atividade física em plena pandemia. Como explicamos neste post, é muito importante para nossa saúde.

Também já fizemos dois posts sobre cuidados com a saúde mental na pandemia:

-> Como não pirar com o coronavírus?
-> Como manter a saúde mental nesta pandemia?

9. Atividades não presenciais X Educação a distância: é tudo a mesma coisa?
-> Clique aqui para ler o post

Se você estuda no IFSC, deve já ter sonhado com a sigla ANP de tanto que falamos dela desde o início da pandemia. Este post foi feito justamente para explicar do que se trata e se é a mesma coisa que a nossa já querida EaD.

-> Se você se assustou com a sigla ANP, sugerimos ler este o post em que deciframos as siglas e os acrônimos do IFSC
-> Falando em EaD, já dedicamos um post antes desse só para falar dos nossos cursos a distância

10. Coronavírus: esclarecendo dúvidas de saúde
-> Clique aqui para ler o post

Logo no começo da pandemia, organizamos neste post diversas dúvidas que recebemos e que vimos circular sobre o coronavírus. Como esse contexto muda muito conforme os estudos científicos avançam, pode ser que alguma informação esteja desatualizada já - mas foi um post bem útil na época.

Entendendo a importância de esclarecer dúvidas do coronavírus, criamos o projeto IFSC Verifica. Se você ainda não acompanha, recomendamos nos seguir também por esse canal.


E aí? Será que nossa lista top 10 de posts mais acessados casaria com sua lista de posts preferidos?

Apesar de não estarem entre os mais acessados, temos uns posts que são nossos queridinhos. Permitam-nos relembrá-los:

-> Afinal, o que é um edital?
-> Sistemas de cotas no IFSC: como funciona?
-> LGBTQIA+: Vamos falar sobre isso?
-> No Dia da Mentira, nosso assunto é sério: desinformação e fake news

Esperamos que este seja o primeiro de muitos anos do nosso blog. Vamos sempre buscar nos manter atualizados e trazer pra cá conteúdos relevantes de acordo com o momento que estivermos vivendo.

E você pode nos ajudar a criar novos conteúdos. Se tiver alguma dúvida sobre nossa instituição, o IFSC Responde. Manda pra gente pelo e-mail blog@ifsc.edu.br. Também aceitamos sugestões de assuntos que podemos abordar por aqui.

Arte IFSC Responde com fundo verde e a frase Você pergunta, nós vamos atrás da resposta. Mande sua pergunta para blog@ifsc.edu.br

E se você quiser mandar um e-mail apenas dando a sua opinião sobre nosso blog ou um parabéns pelo nosso primeiro ano também acharíamos bem legal. ☺️ Aproveite e cadastre-se na nossa lista para receber os novos posts direto na sua caixa de entrada. 

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC BLOGS