Publicador de Conteúdos e Mídias

Você sabe como é a estrutura organizacional do IFSC?

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 14 out 2020 12:06 Data de Atualização: 24 jan 2023 10:52

Sabemos que somos uma instituição complexa e é por isso que não nos cansamos de explicar melhor o que fazemos e como funcionamos. Há umas semanas, quando completamos 111 anos, fizemos um post para nos apresentar melhor.

Agora cá estamos para falar sobre a nossa estrutura organizacional. E, quando vamos explicar sobre a gente, precisamos recorrer ao nosso querido PDI, o Plano de Desenvolvimento Institucional. Como já dissemos, o PDI é o instrumento de planejamento e gestão do IFSC que considera a identidade da instituição para o estabelecimento de objetivos, metas e estratégias para suas ações em um horizonte de cinco anos.

-> Acesse aqui o PDI 2020 - 2024 do IFSC

No segundo capítulo do nosso atual PDI - que vale de 2020 a 2024 -, você encontra uma apresentação geral, digamos assim, da nossa instituição para a sociedade, com o resumo da nossa estrutura organizacional e destaque para nossos órgãos colegiados.

Não é o PDI que define essa nossa estrutura, já que ela foi consolidada a partir de outros documentos como a Lei nº 11.892/2008 que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criou os Institutos Federais, portarias do Ministério da Educação, além dos próprios estatuto e regimento do IFSC.

-> Veja os documentos norteadores do IFSC

Conheça a estrutura organizacional do IFSC

O IFSC é uma instituição pública federal vinculada ao Ministério da Educação - o MEC -, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, a Setec. O fato de sermos uma autarquia significa que temos autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.

Assim como algumas empresas têm uma matriz e suas filiais, nós nos organizamos em uma estrutura multicâmpus, formada por uma Reitoria, 21 câmpus, um câmpus avançado, um Centro de Referência e um Polo de Inovação.

-> Por que escrevemos câmpus e não campus?

A Reitoria é o órgão executivo de Administração Geral. Cabe a ela portanto a administração geral do IFSC, assessorada pelo Colégio de Dirigentes e pelo Conselho Superior. Além disso, e a Reitoria que faz a supervisão da execução das políticas de gestão educacional, de pessoal, orçamentária, financeira e patrimonial, visando ao aperfeiçoamento, ao desenvolvimento e à excelência das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Mas falar de “Reitoria” é estranho, não? Afinal, por trás dessa estrutura temos pessoas fazendo de fato o trabalho. No caso da Reitoria, os cerca de 200 servidores que temos atualmente trabalham no Gabinete da Reitoria e em cinco pró-reitorias:

- Pró-Reitoria de Administração
- Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional
- Pró-Reitoria de Ensino
- Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas
- Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Nossos outros 2,4 mil servidores - entre docentes e técnicos administrativos - trabalham nos 22 câmpus que o IFSC têm espalhados por todas as regiões de Santa Catarina.

-> Conheça os câmpus do IFSC

Mapa do IFSC


Qual a diferença entre câmpus e câmpus avançado?

Dos nossos 22 câmpus, um deles - o Câmpus São Lourenço do Oeste - é considerado um câmpus avançado. O que isso significa?

Segundo uma portaria do MEC, o câmpus é “voltado ao exercício das atividades permanentes de ensino, pesquisa aplicada, inovação e extensão e ao atendimento das demandas específicas nesse âmbito, em sua área de abrangência territorial”. Já o câmpus avançado é “vinculado administrativamente a um câmpus ou, em caráter excepcional, à Reitoria, e destinado ao desenvolvimento da educação profissional por meio de atividades de ensino e extensão circunscritas a áreas temáticas ou especializadas, prioritariamente por meio da oferta de cursos técnicos e de cursos de formação inicial e continuada”.

No caso do Câmpus São Lourenço do Oeste, ele é ligado ao Câmpus São Miguel do Oeste.

-> Quais as atribuições do reitor e do diretor-geral de câmpus?

Outras estruturas do IFSC

Além da Reitoria e dos câmpus, ainda temos um Centro de Referência que é o Cerfead. O Centro de Referência em Formação e Educação a Distância é uma diretoria vinculada à Pró-reitoria de Ensino que atua na implementação e consolidação da Política de Formação do IFSC. Por meio deste centro, conseguimos atuar para além dos municípios atendidos pelos nossos 22 câmpus.

E temos também um Polo de Inovação. Um polo de inovação é destinado ao atendimento de demandas das cadeias produtivas por Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e à formação profissional para os setores de base. No nosso caso, temos o Polo de Inovação Embrapii - IFSC, vinculado à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que atua na área de Sistemas Inteligentes de Energia e fica situado no Câmpus Florianópolis.

A macroestrutura organizacional do IFSC

Apenas lendo dessa forma, pode ficar difícil de visualizar nossa macroestrutura organizacional.  Mas veja se assim fica mais fácil de entender:

Macroestrutura do IFSC em tópicos conforme o PDI


Órgãos colegiados do IFSC

Tendo a democracia como um de nossos valores, pautada pelos princípios de liberdade, participação, corresponsabilidade e respeito à coletividade, é importante destacar que, embora tenhamos lideranças no papel de reitor e diretores-gerais de câmpus, nossa instituição funciona também a partir de órgãos colegiados. Quando falamos de órgãos colegiados queremos dizer espaços com representantes de vários segmentos, como alunos, técnicos administrativos, docentes, egressos e sociedade.

Nossos principais órgão colegiados e que você já deve ter lido em algum de nossos canais são o Conselho Superior - Consup - e o Colégio de Dirigentes - Codir.

O Consup é tão importante que já ganhou um post só dele aqui no blog, afinal, é nosso órgão máximo. Leia aqui! Este conselho tem caráter consultivo e deliberativo, ou seja, tem autoridade para tomar decisões para a instituição. E todas essas decisões são feitas por meio de votação entre seus membros - que são eleitos e representam alunos, servidores e comunidade.

Já o Codir é um órgão de apoio ao processo decisório do IFSC, de caráter consultivo, composto pelo reitor, pelos pró-reitores e pelos diretores-gerais dos câmpus. É o Codir que discute questões administrativas, econômicas, orçamentárias, financeiras e sobre relações sociais, de trabalho e de vivência. O calendário de ingresso e critérios para distribuição do orçamento anual são dois exemplos de assuntos que passam pelo Codir. Sua estrutura, funcionamento e competências podem ser consultados no Estatuto do IFSC.

Cada um tem seu papel

Além desses dois órgãos, temos ainda o Colegiado de Desenvolvimento de Pessoas (CDP), o Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), a Comissão Própria de Avaliação (CPA), a Unidade de Auditoria Interna (Unai) e os Órgãos de Assessoramento das Diretorias-gerais - que são os colegiados dos câmpus.

Cada parte da nossa estrutura está descrita no capítulo 2 do nosso PDI. Leia aqui se quiser.

É uma estrutura bem complexa para poder dar conta do tamanho da nossa instituição.

-> Veja o post em que mostramos o IFSC em Números

E mais complexo do que mostrar nossa estrutura é fazer com que ela funcione.

Imagem de trabalho em equipe

Para isso, é preciso um trabalho de equipe e de pessoas comprometidas com a missão do IFSC

Promover a inclusão e formar cidadãos, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural.

Inclusive, nossos alunos podem participar da nossa gestão. De tempos em tempos, temos eleições para órgãos com representações estudantis.

-> Representações estudantis no IFSC: veja como participar

Fora isso, os próprios movimentos estudantis ou representações de turma são formas de você participar ativamente dos debates e nos ajudar a fazer sempre um IFSC melhor.

Gostou deste post? Deixe um comentário. Tem alguma dúvida sobre o IFSC? Quer sugerir algum assunto? Mande um e-mail para blog@ifsc.edu.br.

Receba os posts do blog

Para receber uma mensagem sempre que um novo post do blog for publicado, cadastre-se aqui