Educação a distância no IFSC: como funciona?

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 16 dez 2020 09:17 Data de Atualização: 24 jan 2023 10:12

Em 2020, todo mundo que estava matriculado ou iniciou algum curso pôde ter um pouco da experiência do que é fazer um curso a distância. E ressaltamos o “um pouco”, pois educação a distância (EaD) é diferente do que o IFSC e outras instituições de ensino vêm ofertando ao longo de 2020 em substituição às aulas presenciais.

Como já explicamos em outro post, EaD e atividades não presenciais (ANPs) não são a mesma coisa. É certo que elas podem ter algumas semelhanças, como atividades de forma remota, aulas em vídeo, trabalhos on-line… mas EaD é uma modalidade de ensino, enquanto ANP são atividades pedagógicas (que podem ser mediadas ou não por tecnologias).

-> Clique aqui para entender melhor a diferença entre ANP e EAD.

Precisamos fazer essa introdução sobre as ANPs para podermos falar da EaD no IFSC sem que se pense que é a mesma coisa.

Então, como funciona a EaD no IFSC?

Vamos lá, primeiro, se ANP e EaD não são a mesma coisa, o que é educação a distância? Nosso Plano de Desenvolvimento Institucional, o PDI, tem um capítulo inteirinho só pra falar da EAD no IFSC.

E, de acordo com o PDI, “a Educação a Distância (EaD) caracteriza-se como modalidade na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em espaços ou tempos diversos”.

A educação a distância no IFSC não é nenhuma novidade, já que nosso primeiro curso nessa modalidade foi há mais de 20 anos, lá em 1999 (parece que 1999 foi ontem, mas já se passaram mais de 20 anos 😱).

imagem de mato com a frase "quando eu cheguei aqui era tudo mato"

O curso em questão foi um Curso Básico de Refrigeração, ofertado pelo Câmpus São José.

Desde então, nossa educação a distância cresceu bastante, especialmente com a participação em programas externos, como o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil).

Em 2014, o IFSC passou a contar com um Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cerfead), com o desafio de institucionalizar e expandir a EaD, com a implantação dos Núcleos de Educação a Distância (Nead) nos câmpus e com a articulação para a oferta de cursos na modalidade EaD e unidades curriculares EaD em cursos presenciais. Sim, porque a EaD não existe somente em “cursos EaD”, os cursos presenciais também podem contar com parte de sua carga horária ofertada por meio de Educação a Distância.

Algumas das iniciativas voltadas para essa melhoria contínua e expansão da EaD incluem a capacitação de professores em educação a distância, o assessoramento para a criação de cursos a distância e a oferta de cursos intercâmpus na modalidade a distância. Além disso, a criação dos Núcleos de Educação a Distância (Nead) nos câmpus permite ampliar essa oferta com qualidade e acompanhamento técnico mais próximo.

Em junho de 2022, uma resolução ad referendum do Conselho Superior do IFSC alterou a estrutura do Cerfead para atender à Portaria 713/2021 do MEC. Com isso, o Cerfead mantém uma estrutura vinculada à Pró-Reitoria de Ensino para subsidiar a Educação a Distância (Ead) de toda a instituição, mas a oferta de cursos passa a ser organizada pelo Câmpus Florianópolis, por meio do recém-criado Departamento de Desenvolvimento Educacional.

-> Entenda a mudança na estrutura da EaD do IFSC a partir de 2022 e por que foi necessário fazer essa alteração

Qual a grande diferença da EaD, então?

Para que a educação a distância aconteça com qualidade, não basta apenas produzir um material e disponibilizá-lo on-line, ou então fazer aulas por meio de videoconferências. Ela pressupõe todo um planejamento prévio e uma equipe dedicada à sua construção. Essa equipe pode contar com professores, designers, técnicos em audiovisual e outros profissionais, a depender do projeto do curso. Há ainda uma equipe administrativa de apoio e suporte técnico aos professores e alunos.Tudo isso para que seja viabilizada uma educação de qualidade!

Todos os cursos são 100% a distância?

Não! Alguns de nossos cursos, os de qualificação profissional, são ofertados totalmente a distância e podem ser feitos de qualquer lugar. Os demais contam com algumas atividades presenciais, como as avaliações.

-> Veja aqui como funcionam os cursos a distância do IFSC

Ok, então se os cursos têm atividades presenciais, onde eu preciso fazer essas atividades?

Além dos cursos próprios, ofertados pelos câmpus do IFSC, seguimos com ofertas em parceria com o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) e com o Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil) e, para isso, além da estrutura de nossos câmpus, contamos com polos de apoio presencial, normalmente em parceira com as prefeituras ou com o governo do Estado.

Em nosso site você encontra a relação de lugares onde temos câmpus e polos presenciais.

-> Câmpus do IFSC

-> Polos de apoio presencial

E em nosso site você encontra também todos os cursos que ofertamos na modalidade a distância e a cidade (câmpus ou polo) de oferta - que é onde você precisará fazer as atividades presenciais.

-> Clique aqui para ver os cursos ofertados a distância

Quero fazer um curso a distância. Como me inscrevo?

Acompanhe nosso calendário de ingresso para saber quando haverá inscrições abertas ou, se preferir, deixe seu e-mail em nosso Cadastro de Interesse, que enviamos e-mail quando tivermos vagas abertas.

Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos ou conhecidos que também querem fazer um curso a distância no IFSC.

Receba os posts do blog

Para receber uma mensagem sempre que um novo post do blog for publicado, cadastre-se aqui.

Para ver tudo o que já publicamos no Blog do IFSC é só clicar aqui

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC BLOGS