Experiência internacional a distância

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 11 jun 2021 11:01 Data de Atualização: 11 jun 2021 11:05

Enquanto não podemos retomar nossos intercâmbios presenciais, vamos aproveitando a chance de ter intercâmbio virtual. E nossos alunos que estão participando dessa experiência têm gostado.

Vejam o relato do Matheus Willian Sprotte, que faz Engenharia Elétrica no Câmpus Jaraguá do Sul-Rau e está participando do intercâmbio virtual no Instituto Politécnico de Setúbal, o IPS.

-------------------------------------------------------------------------------------

Agora que todas as disciplinas do IPS começaram efetivamente, posso dizer que as aulas ministradas no IPS são ótimas. Há muita atividade em equipe e seminários e usam o Moodle e sistemas de videoconferência similares aos usados no IFSC, então foi relativamente fácil me habituar a essas aulas.

Os estudos andam bastante pesados, pois faço seis disciplinas na Engenharia Elétrica do IFSC (e cursos FIC e de inglês e programação) mais cinco disciplinas na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal – IPS. Tenho aulas das 7h30 às 20h30 em alguns dias da semana. Além disso, desenvolvo projetos no IPS (projeto internacional de challenge de inovação) e no IFSC (atualmente sou discente extensionista).

Para dar conta de tudo e conciliar devidamente as aulas do IFSC e do IPS, levo uma rotina organizada com planilhas e listas de tarefas e, quando algo sai dos planos, acabo precisando sacrificar uma ou outra aula ou algumas horas de sono. Está sendo o momento mais exigente do meu percurso acadêmico, mas também um momento muito recompensador!

Estou obtendo um bom desempenho nas cadeiras do IPS e o projeto internacional que participo já me proporcionou amizades com alunos de Pequim, Cabo Verde e Portugal e me deu a preciosa experiência de atuar em um projeto internacional vinculado a uma empresa real do mercado europeu (além de praticar o inglês que aprendo nos cursos FIC do IFSC com falantes de vários continentes rsrs.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS BLOGS