Publicador de Conteúdos e Mídias

Saúde Mental: precisamos falar sobre isso

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 13 out 2021 11:16 Data de Atualização: 24 jan 2023 08:25

No domingo, 10 de outubro, foi o Dia Mundial da Saúde Mental e, desde que a pandemia começou no ano passado, este tema vem ganhando mais destaque (e muitos memes).

Meme sobre saúde mental

Embora às vezes a questão seja tratada de forma engraçada buscando até deixá-la mais leve, é importante dizer que o assunto é muito sério. Por aqui, já produzimos diversos conteúdos destacando a importância de cuidarmos da saúde mental. Inclusive, no mês passado, o Comitê de Direitos Humanos e os psicólogos do IFSC promoveram a campanha “Precisamos falar de saúde mental” que pautou o tema nos nossos canais institucionais.

Arte sobre campanha de saúde mental do IFSC

No post de hoje, vamos compartilhar com você tudo o que foi produzido nesta campanha para centralizar todo o conteúdo em um só lugar e facilitar para quem precisa ler e se informar sobre isso ( ou seja, praticamente todo mundo 😊). 

(Se você conhece alguém que precisa e talvez não conheça o nosso blog, mande o link deste post pra ele/ela 😉).

O que é saúde mental?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) refere-se à saúde mental como um bem-estar no qual o indivíduo desenvolve suas habilidades pessoais, consegue lidar com os estresses da vida, trabalha de forma produtiva e encontra-se apto a dar a sua contribuição para a comunidade.

Veja o que diz a psicóloga da reitoria do IFSC Milena Garcia da Silva:

“A saúde mental envolve uma flexibilidade cognitiva e emocional para lidar com as situações difíceis do cotidiano, a gente precisa ter recursos internos para avaliar as situações, identificar os nossos pensamentos e emoções para conseguirmos reagir aquele contexto de uma forma funcional e saudável. Se a gente considerar a pandemia e suas consequências, a tendência é que esses casos de sofrimento psíquico aumentem. Os nossos padrões de comportamento foram alterados com o distanciamento social. Nessa lógica que nós precisamos adotar para preservar a nossa saúde, estamos vivendo em um contexto de extrema vulnerabilidade psicossocial. O sofrimento psíquico afeta as relações, a qualidade de vida, as atividades diárias, a saúde física e não podemos ser negligentes com a gente mesmo”.

Precisamos falar de saúde mental

Há alguns sinais de alerta que devem ser levados em consideração quando se fala em saúde mental segundo nossa psicóloga:

“Se a gente não estiver conseguindo se desligar, se os pensamentos estiverem acelerados apresentando conteúdos catastróficos, se o sono estiver desregulado, se não tiver disposição, tiver apatia, não conseguir mais fazer as coisas, comportamento irritadiço, o humor estiver oscilando, eu preciso parar e avaliar o que eu estou fazendo para me cuidar. Eu estou me alimentando direito? Estou praticando atividade física? Respeitando os meus horários de descanso e de sono? Caso haja dificuldade para se reorganizar, para estruturar a rotina, para inserir as atividades saudáveis e perceber que há um prejuízo social nas relações, que eu não estou conseguindo mais produzir, meu desempenho teve uma queda e não consigo mais focar a minha atenção, que a cognição está comprometida e que eu esteja com uma estafa mental, eu preciso procurar um profissional capacitado para me auxiliar a reestruturar e esses profissionais são os psicólogos e psiquiatras.”

Além deste material aí em cima, publicamos outros bem bacanas como parte da nossa campanha. Veja clicando nos links abaixo:

-> 8 dicas para proteger sua saúde mental
-> Primeiros socorros emocionais: dicas de autocuidado para manter nosso bem-estar físico, mental e social, além de orientações para ajudar outras pessoas
-> Reflexão em meio ao sofrimento: uma proposta para você escrever sobre o que sente

Saúde mental no ambiente escolar

Falar sobre saúde mental dentro do espaço escolar é pensar no papel que a escola tem em todo esse processo e de como o acolhimento e a escuta ativa fazem diferença nesse processo. É por isso que este tema tem permeado as nossas ações enquanto instituição de educação. 

Segundo a psicóloga do Câmpus Criciúma Andressa Fontoura Maria:

“A gente precisa pensar em como transformar a escola enquanto um espaço promotor de saúde mental. Precisamos falar sobre isso e pensar no impacto que a escola pode ter na vida das pessoas que fazem parte dela. Nós precisamos formar para além do conteúdo técnico, para além de matérias curriculares, a gente precisa formar cidadãos. Se há um lugar em que a gente possa falar de si de uma forma mais completa, que esse espaço seja o da escola e que consigamos trazer essas discussões que não costumam ser feitas em outros espaços. Nós somos indivíduos complexos e que trazemos para espaço escolar aquilo que somos fora dele como também levamos nossas experiências na escola para outras esferas da vida. Quando pensamos nos estudantes adolescentes a escola tem uma posição central porque é o espaço de aprendizagem, mas também de socialização, enquanto eles estão aprendendo a existir. Para os estudantes que já estão inseridos no mundo do trabalho essa discussão também é muito importante porque não há outros espaços para falar sobre o tema”.

Para o psicólogo do Câmpus Chapecó Alan Panizzi, é preciso fazer com que a escola se transforme em um espaço de escuta sensível:

“Quando um aluno está frágil, inseguro e machucado e tem alguém que consegue ouvi-lo, isso pode fazer a diferença para que ele não abandone a escola. Isso envolve caminhar junto com esse estudante para poder identificar pontos de força e de potência que podem ser resgatados. É difícil dar uma receita de bolo, porque o que fragiliza ou que fortalece uma pessoa é singular. Comer de maneira saudável e praticar esportes faz bem, mas isso tem um significado bastante singular para cada um de nós, o que é comer bem ou comer mal, que movimentos corporais fazem mais sentido para mim? O processo de fortalecimento tem a ver com a nossa história.”

Saúde mental no IFSC

No dia 15 de setembro, fizemos uma live para falar sobre saúde mental pensando na perspectiva dos estudantes e dos servidores do IFSC. Participaram da conversa as psicólogas Marta Elisa Bringhenti, do Câmpus Chapecó, Letícia Cruz Wiggers, psicóloga da Diretoria de Gestão de Pessoas do IFSC, e os psicólogos Afonso Vieira, do Câmpus Jaraguá do Sul – RAU, e Alan Panizzi, do Câmpus Chapecó. Veja a gravação:


Saúde Mental na pandemia

Se você fizer uma busca no Google, vai encontrar muito conteúdo do tipo: “Como não pirar na pandemia?”ou “ Dicas para não enlouquecer na pandemia”. Pois é, nós também já fizemos um post assim lá no início do ano passado:

-> Blog do IFSC: Como não pirar com o coronavírus?

Um ano e meio após iniciarmos oficialmente o período de distanciamento social no Brasil e mais de 600 mil mortos por Covid-19 no País, é difícil quem não tenha se afetado com a pandemia. 

Meme

Isso sem falar em quem teve Covid-19 e segue com sequelas ou ainda quem perdeu alguém pela doença e se viu de luto. 

-> Blog do IFSC: Como manter a saúde mental nesta pandemia?

Saiu um post no nosso projeto IFSC Verifica bem completo no mês passado sobre saúde mental na pandemia e não poderíamos deixar de citá-lo aqui:

-> IFSC Verifica: Como está a sua saúde mental durante a pandemia?

Em caso de sofrimento psíquico, o que fazer e quem procurar?

Este foi o tema de uma live que promovemos no nosso canal do YouTube em 27 de setembro com os psicólogos Diogo Boccardi, que é mestre em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela UFSC e foi coordenador do CAPS da Ponta do Coral em Florianópolis, e o psicólogo Hubert Beck, da secretaria municipal de saúde de São José e é o idealizador do AmbulaTrans de São José. Assista à gravação:


E vale lembrar o post que publicamos no ano passado com lugares com atendimento psicológico gratuito ou a preço social.

-> Setembro Amarelo: lugares com atendimento psicológico gratuito

Receba nossos posts

Se quiser ver tudo o que já publicamos no Blog do IFSC, clique aqui e leia todos os nossos posts. Você também pode receber nossos posts no seu e-mail sempre que forem publicados fazendo seu cadastro aqui.

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC BLOGS